Varizes na gravidez

 

VARIZES NA GRAVIDEZSuas veias são dilatadas pelos hormônios da gestação e, também, a quantidade maior de sangue acaba por sobrecarregá-las. Além disso, a pressão sobre as veias da bacia e das pernas aumenta progressivamente durante a gestação.

Além disso, a pressão sobre as veias da bacia e das pernas aumenta progressivamente durante a gestação. Por isso, podem facilmente ocorrer varizes nas pernas, mas também na área dos lábios vaginais, principalmente se o tecido conjuntivo for fraco.

Varizes não são doloridas, porém, na maioria das vezes estão associadas com a sensação de peso nas pernas. Entretanto, caso suas varizes apresentem dores intensas, ficarem vermelhas ou causarem inchaço das suas pernas, você deve procurar seu médico.

Alimentação

  • Siga uma alimentação balanceada.
  • São favoráveis alho, cebola e lecitina, presente em gemas de ovos e óleos vegetais.
  • Não utilize temperos fortes.
  • Beba de dois a três litros de água por dia.
  • Esforce-se para ter uma digestão boa e regular: tome de manhã e à noite uma colher de sopa de sementes de linhaça moídas, por exemplo, misturadas ao iogurte ou via barra de cereais. E beba bastante água. Você também pode amolecer grãos inteiros em água, durante a noite e beber pela manhã.
  • Reduza o consumo de proteína animal.
  • Ajudas importantes são o trigo mourisco, a aveia, os germens de trigo, o quiabo e as folhas de verduras.
  • São importantes vitaminas A, C, E e vitaminas do complexo B.

Remédios caseiros

  • Coloque suas pernas para cima com frequência, às vezes também na vertical contra uma parede. Em seguida, esfregue suas pernas na direção do coração, eventualmente, com extrato de castanha da Índia ou óleo para varizes.
  • Massageie suas pernas com frequência. Nesse caso, execute os movimentos de baixo para cima.
  • Banhe suas pernas duas a três vezes por dia de baixo para cima com bastante água fria.
  • Aplique água de casca de hamamelis sobre os pontos atingidos.

Prevenção

  • Não fique muito tempo em pé; faça pausas para repouso.
  • Estimule sua circulação por meio de caminhadas rápidas, natação, dança, bicicleta ou ginástica (ginástica para os pés e as pernas, estimula a circulação).
  • Mantenha as pernas um pouco erguidas durante a noite e, para isso, eleve, eventualmente, os pés de sua cama.
  • Caminhe bastante sobre piso natural, não use saltos altos, utilize sapatos com solas macias ou caminhe descalça.
  • Evite ficar sentada durante muito tempo, não cruze as pernas e não sente com as pernas dobradas.
  • Não use meias curtas, nem sapatos apertados.
  • Não tome banhos de sol muito demorados.
  • Às vezes, uma meia elástica pode ser útil.

Inclua uma ginástica leve para os pés em seu dia a dia; por exemplo, andar alternadamente nas pontas dos pés e nos calcanhares. Caminhe muito descalça.

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