Medicamentos na Gestação

19 Semanas de gestaçãoO uso de medicamentos deve ser controlado durante a gestação, principalmente por causa do feto. Sempre consulte seu médico antes de tomar algum remédio que ele não tenha prescrito.

Sabe-se que a troca sanguínea entre feto e mãe é ininterrupta e não existe uma seleção do que será passado ao pequeno ser, sendo estes um dos motivos que justificam a orientação de alimentação saudável e não utilização de drogas.

Falando em drogas, temos uma quantidade enorme de remédios que não são permitidos o uso durante a gestação. Se utilizados, podem deixar sequelas graves nos bebês.

Alguns remédios só foram proibidos após a descoberta de que anomalias nos bebês estavam relacionadas a ele. Ou seja, a gestante utilizou determinada medicação e o bebê nasceu com alguma anomalia ou desenvolveu algum problema.

Hoje, os cuidados são muito maiores e, em hipótese alguma são realizados experimentos com remédios em gestantes. Por isso, muitas bulas orientam o cuidado com a administração do medicamento durante a gestação e lactação.

A organização que regulamenta alimentos e medicamentos nos Estados Unidos (FDA - Federal Drugs and Foods Administration) possui uma lista de remédios que são liberados ou proibidos para as gestantes.

Segundo informativo da Secretaria da Saúde, da Prefeitura da cidade de São Paulo, os medicamentos que uma mulher toma durante a gravidez podem afetar o feto de várias maneiras:

  •  Por atuar diretamente no feto, causando dano, desenvolvimento anormal ou morte.
  •  Por alterar a função da placenta, usualmente pela constrição dos vasos sanguíneos e consequente redução da troca de oxigênio e nutrientes entre o feto e a mãe.
  • Por causar contração intensa dos músculos uterinos, prejudicando indiretamente o feto pela redução do suprimento sanguíneo.

manual-da-gravida-banner-laranja

Assuntos relacionados: Drogas, Gravidez, Medicamentos, Saúde, Semana 1, Semana 10, Semana 11, Semana 12, Semana 13, Semana 14, Semana 15, Semana 16, Semana 17, Semana 18, Semana 19, Semana 2, Semana 3, Semana 4, Semana 5, Semana 6, Semana 7, Semana 8, Semana 9