Fome e desejo na gravidez

Fome e desejo na gravidezDicas para controlar a fome e os desejos na gravidez.

Caso os desejos levem a uma composição unilateral da alimentação, acarretarão em má alimentação nutricional para a mãe e para o bebê e, eventualmente, em ganho expressivo de peso. Por isso siga seus desejos, desde que isso não leve a uma alimentação restritiva e não saudável, por outro lado, é possível que sua fome desenfreada por algum alimento específico seja apenas para mostrar o que falta no seu corpo no momento.

Cuidado, porém, para não comer demais, exagerar nos doces, nem abusar das gorduras.

Refeições intermediárias podem ajudar a prevenir os desejos. A utilização de produtos com baixo teor de gordura pode proteger contra o ganho excessivo de peso.

Alimentação

  • Coma de vez em quando algo pequeno de ajuda imediata: maçãs, barras de cereal ou frutas secas (principalmente damascos).
  • No caso de desejos tipicamente ácidos, prefira algo como repolho azedo, pepinos em conserva ou beterrabas em conserva.
  • Caso tenha desejo por algo doce, procure sempre que possível evitar produtos com açúcar branco. Produtos de grãos integrais podem ter sabor doce, desde que você os mastigue bastante. Além disso, eles satisfazem mais do que doces.
  • Um desejo intenso por chocolate pode indicar deficiência de magnésio. As fontes mais saudáveis de magnésio são águas minerais com magnésio, amêndoas e verduras.

Prevenção

  • Fome desenfreada por doces pode ser prevenida com frutas secas, pão integral com mel, barras de cereal, suco de frutas etc. Além disso, faça pequenos lanchinhos ao longo do dia.
Assuntos relacionados: Alimentação, Desconforto, Desejos, Esportes, Gravidez, Saúde, Semana 10, Semana 11, Semana 12, Semana 13, Semana 14, Semana 15, Semana 16, Semana 9