De volta a forma apA?s o parto

ESPORTES NA GRAVIDEZMuitas mulheres devem se perguntar como entrar em forma apA?s o parto. A� preciso ter em mente que o corpo nA?o voltarA? a ser como antes da noite para o dia.

Perder quilos e enxugar medidas, com prA?tica de exercA�ciosA�e alimentaA�A?o saudA?velA�nA?o acontecem tA?o rA?pido como a maior parte das pessoas espera. Em relaA�A?o A�s gestantes pode levar atA� mais tempo, por conta de algumas limitaA�A�es apA?s o partoA�mas nA?o A� regra.

Vamos ter paciA?ncia e perseveranA�a! Para dexA?-la por dentro do assunto, conversamos com o personal trainer Carlos Eduardo Summo e trouxemos algumas informaA�A�es bacanas!

Muito importante: qualquer exercA�cio fA�sico deve ser feito com o conhecimento e autorizaA�A?o do seu mA�dico!

Letsfamily: Quais sA?o os exercA�cios mais indicados no perA�odo apA?s o parto?

Carlos Eduardo: A recomendaA�A?o de exercA�cios para as mulheres apA?s o parto depende de alguns fatores. Do seu condicionamento fA�sico: se ela praticou atividades durante a gestaA�A?o, nA?o apresentarA? perda significativa no condicionamento fA�sico. Do estado de saA?de: se houve alguma complicaA�A?o no partoA�ou o mA�dico salientar alguma restriA�A?o especA�fica. E da motivaA�A?o da mA?e.

Letsfamily: E depois?

Carlos Eduardo: Avaliados estes quesitos, a mulher poderA? se encaixar em um programa leve com exercA�cios aerA?bios: caminhadas, jogging, exercA�cios em aparelhos elA�pticos ou andar de bicicleta. A intensidade de exercA�cios aerA?bicosA�pode ser determinada atravA�s do percentual do consumo mA?ximo de oxigA?nio ou da freqA?A?ncia cardA�aca mA?xima, previamente estabelecidos em um teste de esforA�o ou estimados atravA�s de fA?rmulas. AlA�m disso, a mulher deve fazer sessA�es de alongamento e exercA�cios de mobilidade articular sem carga, pelo menos, durante as duas primeiras semanas.

Letsfamily: Com qual frequA?ncia podem ser feitos os exercA�cios para que a mA?e possa voltar A� forma anterior de maneira rA?pida, dentro do que A� permitido?

Carlos Eduardo: Desde que a mA?e siga corretamente as instruA�A�es, e, de preferA?ncia faA�a acompanhada por um profissional da A?rea, ela poderA? se exercitar de 3 a 5 vezes por semana, com treinos que levam de 30 a 90 minutos.

Letsfamily: Praticar exercA�cios durante a gestaA�A?o faz com que a mA?e tenha mais resistA?ncia apA?s o parto? AtA� para realizar atividades fA�sicas?

Carlos Eduardo: Sim, a prA?tica de exercA�cios durante a gestaA�A?o faz com que a mA?e tenha mais resistA?ncia apA?s o parto. O ideal A� que a gestante pratique atividades fA�sicas com regularidade atA� o oitavo mA?s de gestaA�A?o.A�Nos trA?s primeiros meses poderA? manter um nA�vel de treinamento mA�dio, focando principalmente nos exercA�cios aerA?bicos e no trabalho de forA�a para o ganho de massa magra. Do quarto ao oitavo, deverA? diminuir a intensidade e entrar em um trabalho de manutenA�A?o. Dessa forma, apA?s o parto a mA?e conseguirA? resultados satisfatA?rios logo nos primeiros meses.

Lembre-se tambA�m de consumir alimentos saudA?veis e de que amamentarA�ajuda muito a recuperar a forma, alA�m de fortalecer o vA�nculo mA?e e filhoA�e protegA?-lo.

Assuntos relacionados: 1 e 2 Semana, 3 e 4 Semana, 5 e 6 Semana, 7 e 8 semana, BebA?, Esportes, ExercA�cios, PA?s-Parto