De volta a forma após o parto

ESPORTES NA GRAVIDEZMuitas mulheres devem se perguntar como entrar em forma após o parto. É preciso ter em mente que o corpo não voltará a ser como antes da noite para o dia.

Perder quilos e enxugar medidas, com prática de exercícios e alimentação saudável não acontecem tão rápido como a maior parte das pessoas espera. Em relação às gestantes pode levar até mais tempo, por conta de algumas limitações após o parto mas não é regra.

Vamos ter paciência e perseverança! Para dexá-la por dentro do assunto, conversamos com o personal trainer Carlos Eduardo Summo e trouxemos algumas informações bacanas!

Muito importante: qualquer exercício físico deve ser feito com o conhecimento e autorização do seu médico!

Letsfamily: Quais são os exercícios mais indicados no período após o parto?

Carlos Eduardo: A recomendação de exercícios para as mulheres após o parto depende de alguns fatores. Do seu condicionamento físico: se ela praticou atividades durante a gestação, não apresentará perda significativa no condicionamento físico. Do estado de saúde: se houve alguma complicação no parto ou o médico salientar alguma restrição específica. E da motivação da mãe.

Letsfamily: E depois?

Carlos Eduardo: Avaliados estes quesitos, a mulher poderá se encaixar em um programa leve com exercícios aeróbios: caminhadas, jogging, exercícios em aparelhos elípticos ou andar de bicicleta. A intensidade de exercícios aeróbicos pode ser determinada através do percentual do consumo máximo de oxigênio ou da freqüência cardíaca máxima, previamente estabelecidos em um teste de esforço ou estimados através de fórmulas. Além disso, a mulher deve fazer sessões de alongamento e exercícios de mobilidade articular sem carga, pelo menos, durante as duas primeiras semanas.

Letsfamily: Com qual frequência podem ser feitos os exercícios para que a mãe possa voltar à forma anterior de maneira rápida, dentro do que é permitido?

Carlos Eduardo: Desde que a mãe siga corretamente as instruções, e, de preferência faça acompanhada por um profissional da área, ela poderá se exercitar de 3 a 5 vezes por semana, com treinos que levam de 30 a 90 minutos.

Letsfamily: Praticar exercícios durante a gestação faz com que a mãe tenha mais resistência após o parto? Até para realizar atividades físicas?

Carlos Eduardo: Sim, a prática de exercícios durante a gestação faz com que a mãe tenha mais resistência após o parto. O ideal é que a gestante pratique atividades físicas com regularidade até o oitavo mês de gestação. Nos três primeiros meses poderá manter um nível de treinamento médio, focando principalmente nos exercícios aeróbicos e no trabalho de força para o ganho de massa magra. Do quarto ao oitavo, deverá diminuir a intensidade e entrar em um trabalho de manutenção. Dessa forma, após o parto a mãe conseguirá resultados satisfatórios logo nos primeiros meses.

Lembre-se também de consumir alimentos saudáveis e de que amamentar ajuda muito a recuperar a forma, além de fortalecer o vínculo mãe e filho e protegê-lo.

Assuntos relacionados: 1 e 2 Semana, 3 e 4 Semana, 5 e 6 Semana, 7 e 8 semana, Bebê, Esportes, Exercícios, Pós-Parto