CA?ibras nas Pernas durante a Gravidez

As mudanA�as no corpo durante a gravidez e o aumento de peso fazem com que as pernas sejam sobrecarregadas e as temidas cA?ibras

caibras

As mudanA�as no corpo durante a gravidez e o aumento de peso fazem com que as pernas sejam sobrecarregadas e as temidas cA?ibras comecem.

ExercA�cios leves e uma alimentaA�A?o saudA?vel vA?o ajudar a evitar ou minimizar o efeito das cA?ibras nas pernas.

A cA?ibra se dA? pela contraA�A?o involuntA?ria do mA?sculo e costuma acontecer quando se estA? mais relaxada, ou seja, durante o sono ou apA?s muito esforA�o e exercA�cios fA�sicos sem preparaA�A?o.

A� normal que se tenha cA?ibras nas pernas durante a gravidez. Elas acontecem geralmente na panturrilha e coxas, mas algumas grA?vidas sentem cA?ibras atA� mesmo na barriga e virilha.

Essa contraA�A?o muscular aparece com frequA?ncia a partir da segunda metade da gravidez e pode estar relacionada a falta de cA?lcio e magnA�sio no organismo.

AlA�m do ganho de peso, as cA?ibras tambA�m podem acontecer devido alteraA�A�es na circulaA�A?o sanguA�nea.

Apesar da dor intensa, a cA?ibra nA?o desencadeia danos A� musculatura e uma contraA�A?o pode durar alguns minutos.

Mesmo sendo uma das consequA?ncias da transformaA�A?o em seu corpo, A� possA�vel evitar que as cA?ibras aconteA�am repetidamente.

Veja essas dicas que ajudarA?o com seu corpo e mA?sculos:

FaA�a Alongamentos

Os alongamentos aquecem o corpo para atividades fA�sicas e atA� mesmo realizaA�A�es rotineiras. Esse a�?aquecimentoa�? previne que os mA?sculos faA�am contraA�A�es involuntA?rias.

Alongue seus membros ao comeA�ar o dia e tambA�m antes de dormir para evitar cA?ibras quando o corpo estiver mais relaxado.

Massagens e banhos quentes tambA�m ajudam no relaxamento da musculatura, principalmente quando jA? houve a contraA�A?o.

Tenha uma bolsa tA�rmica que possa ser aquecida e usada em caso de cA?ibras para ajudar na regeneraA�A?o muscular.

ExercA�cios

Sempre enfatizamos que exercA�cios fA�sicos sA?o importantes durante a gestaA�A?o.

O corpo em atividade fortalece e enrijece a musculatura, impedindo que cA?ibras aconteA�am com maior frequA?ncia do que com mA?es que nA?o praticam nenhuma atividade.

Caminhadas e esportes realizadas na A?gua movimentam todo o corpo com baixo impacto nas articulaA�A�es e mantA�m os mA?sculos ativos.

Conforto

Fuja das roupas justas e sapatos com saltos muito altos. AlA�m de desconfortA?veis tambA�m podem afetar sua musculatura; nA?o se esqueA�a que o peso do corpo aumentou e ele precisa se adaptar.

AlimentaA�A?o

Uma alimentaA�A?o mais saudA?vel tambA�m contribui para a prevenA�A?o de cA?ibras na pernas.

Evite refrigerantes, frituras e produtos em conservas. Busque por alimentos ricos em cA?lcio, como leite e seus derivados, folhas, que sA?o ricas em magnA�sio, e potA?ssio, presente na banana, cenoura e tomate.

Outros alimentos para entrar na dieta sA?o: abacate, laranja, castanhas e amA?ndoas.

Hidrate-se

A introduA�A?o de lA�quidos na dieta das futuras mamA?es A� essencial. Beba muita A?gua para se manter hidratada, alA�m de ajudar na circulaA�A?o sanguA�nea e evitar cA?ibras nas pernas e outros locais.

O ideal A� que seja consumido de 2 a 3 litros da��A?gua por dia.

Cuidado com o stress

Seu corpo tambA�m pode estar reclamando de muita preocupaA�A?o e ansiedade, fique atenta.

Procure nA?o passar por situaA�A�es que jA? se sabe que pode haver stress, como no trabalho ou em determinados ambientes.

Seu organismo passa por mudanA�as contA�nuas e situaA�A�es externas podem interferir em como seu corpo responde a determinados momentos, e uma das respostas pode ser a contraA�A?o involuntA?ria dos mA?sculos.

Meias de CompressA?o

Converse com seu mA�dico sobre o uso de meias de compressA?o para saber se A� indicado no seu caso.

As meias sA?o usadas para desinchaA�o dos pA�s e pernas e, assim, melhora na circulaA�A?o sanguA�nea. No caso das cA?ibras, podem ser bem vindas na hora de dormir.

Seu mA�dico indicarA? melhor e marca e modelo para sua gestaA�A?o, nA?o deixe de conversar com o especialista.

Caso as contraA�A�es involuntA?rias apareA�am com frequA?ncia e vocA? nA?o sinta melhora mesmo com essas dicas, as cA?ibras nA?o sA?o ocasionais e devem ser investigadas pelo seu mA�dico.

Se houver dores constantes nas pernas, inchaA�o ou sensibilidade nas pernas, nA?o deixe de conversar com seu obstetra para saber se hA? algo a ser examinado.

Devido o aumento na circulaA�A?o sanguA�nea A� importante estar atenta, pois tromboses ou outros problemas relacionados ao sangue.

Observe seu corpo e veja como ele responde a essa adaptaA�A?o durante o avanA�o da gravidez. A� hora de cuidar da alimentaA�A?o, praticar exercA�cios e deixar o organismo preparado para cuidar do seu bebA? que estA? crescendo.

Ficou alguma dA?vida? NA?o deixe de escrever nos comentA?rios!

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