Azia na gravidez

AZIA NA GRAVIDEZPara muitas mulheres, azia faz parte da gestaA�A?o. O que acontece A� que a vA?lvula piloro do estA?mago fica mais relaxada pelos hormA?nios da gravidez, com isso o fechamento do tubo digestivo A� afrouxado, permitindo a passagem de suco gA?strico para o tubo digestivo alto ou esA?fago.

LA? o A?cido do suco gA?strico irrita o tecido. E vem a azia. Com o desenvolvimento da gestaA�A?o a coisa piora com a falta de espaA�o na barriga, principalmente quando o bebA? comprime mais o estA?mago.

Apesar da azia nA?o ser preocupante, A� sentida pela maioria das mulheres como extremamente desagradA?vel. Caso vocA? tenha problemas intensos e permanentes, converse sobre isso com seu mA�dico.

AlimentaA�A?o

  • FaA�a diversas refeiA�A�es pequenas e leves, distribuA�das ao longo do dia e controle a gordura (principalmente A� noite).
  • Coma lentamente e mastigue bem.
  • Beba bastante lA�quido entre as refeiA�A�es, porA�m evite beber durante elas.
  • Evite tudo o que estimula a produA�A?o de suco gA?strico: alimentos bem assados, gordurosos ou fritos, temperos fortes, doces (aA�A?car e tambA�m seus substitutos), frutas cA�tricas, sucos de frutas, cafA�, chA? preto, bebidas com muito gA?s.
  • SA?o recomendA?veis: batatas (purA? de batatas), cenoura, aveia em flocos (sopa), cevada, alcachofra, alimentos ligeiramente amargos, leite e produtos de leite azedo (ricota, iogurte).
  • Procure privilegiar uma alimentaA�A?o rica em magnA�sio, por exemplo, verduras, arroz integral, nozes, germens de trigo, aveia em flocos e grA?os integrais.
  • Para auxiliar a digestA?o A� recomendA?vel folha de mostarda, nabo picante e quase todas as ervas da culinA?ria (exceto alho, cebola e cebolinha), tambA�m alcaA�uz (a nA?o ser que a gestante tenha pressA?o alta), assim como gengibre.
  • MamA?o fresco ou como suco podem ajudar.
  • Para diminuir a azia ajuda tudo o que absorve o excesso de suco gA?strico: avelA?s, amA?ndoas ou aveia em flocos (procure mastigar bem e durante muito, muito tempo).
  • Outra dica A� beber um copo de leite durante o dia. Ou ainda o suco de batata, que vocA? deve beber em pequenas quantidades (ralar uma batata fresca descascada pequena e prensar atravA�s de um pano limpo).

Caso vocA? sofra de azia, sobretudo durante a noite, procure nA?o deitar imediatamente apA?s o jantar. FaA�a antes uma caminhada curta. AlA�m disso, vocA? pode erguer um pouco o tronco por meio de uma almofada, isso tambA�m poderA? ajudar.

PrevenA�A?o

  • Durante as refeiA�A�es adote uma postura ereta.
  • Um ponto importante tambA�m A� o relaxamento: tente eliminar o mA?ximo possA�vel de tensA?o e criar momentos tranquilos durante o dia.

Coma alimentos variados e escute seus desejos, que geralmente indicam a deficiA?ncia de substA?ncias nutritivas (por exemplo: chocolate para deficiA?ncia de magnA�sio). AlA�m disso, evite tensA�es e esforA�os, descanse o suficiente e coloque as pernas para cima com frequA?ncia. VocA? tambA�m pode usar meias elA?sticas, mas deve colocA?-las antes de levantar, na posiA�A?o deitada, assim melhora o retorno venoso.

Assuntos relacionados: AlimentaA�A?o, Azia, Desconforto, Gravidez, SaA?de, Semana 10, Semana 11, Semana 12, Semana 13, Semana 14, Semana 15, Semana 16, Semana 9