Posição correta para amamentar e cuidados com os seios

Silicone e AmamentaçãoA partir do sexto mês até o final da gravidez, é importante tomar alguns cuidados com o mamilo para que ele enfrente bem a amamentação. Pergunte ao seu obstetra quais medidas aconselha.

Sente-se numa cadeira baixa e apóie sobre uma banqueta o pé do lado do peito que está dando, de modo a levantar o joelho. Com o braço do mesmo lado segure confortavelmente o bebê. Com a mão do outro lado segure o peito para torná-lo acessível.

Os pequenos cortes que, por vezes, abrem na volta do mamilo, conhecidos por rachaduras ou fissuras, geralmente são causados quando o bebê está pegando o peito com a boca muito fechada. Nesse caso é importante ajudar o bebê a melhorar a pega no peito. Estas fissuras devem ser tratadas, pois, além de tornar a amamentação muito dolorosa, podem ajudar a causar uma infecção conhecida como mastite.

Outra dificuldade que pode surgir é a mama ficar muito cheia e o leite “empedrar”. Os seios endurecem, a pele estica e o mamilo fica pouco flexível. O bebê só consegue agarrar a parte mais saliente do mamilo, que acaba por ser maltratado sem que o peito esvazie. Nesses casos é importante esvaziar o peito antes de dar de mamar. Você pode esvaziar com as mãos ou usar uma bomba elétrica de boa qualidade. Em caso de dúvida consulte seu médico.

Assuntos relacionados: 1 e 2 Semana, 11 e 12 semana, 13 e 14 semana, 15 e 16 semana, 17ª e 18ª semana, 19 e 20 semana, 21 e 22 semana, 23 e 24 semana, 3 e 4 Semana, 5 e 6 Semana, 7 e 8 semana, 9 e 10 semana, Aleitamento Materno, Amamentação, Empedrar, Fissuras, Infecção, Mastite, Nutrição, Rachaduras, Seios