AlimentaA�A?o para mamA?es lactantes

AlimentaA�A?o para mamA?es lactantesNA?o existem manuais de amamentaA�A?o que assegurem o sucesso e a longevidade do ato de dar o peito. O ideal A� que as mulheres estejam dispostas e motivadas. A alimentaA�A?o saudA?vel tambA�m proporciona benefA�cios na lactaA�A?o.

Segundo o Caderno de AtenA�A?o BA?sica sobre Aleitamento Materno, e AlimentaA�A?o Complementar, do MinistA�rio da SaA?de,a�?para a produA�A?o do leite, A� necessA?ria a ingestA?o de calorias e de lA�quidos alA�m do habitual. Por isso, durante o perA�odo de amamentaA�A?o, costuma haver um aumento do apetite e da sede da mulher e tambA�m algumas mudanA�as nas preferA?ncias alimentaresa�?.

Acredita-se que a nutriz, como tambA�m A� conhecida a mulher que amamenta, precise consumir 500 calorias a mais por dia, pois a maioria das mulheres armazena, durante a gravidez, de 2 a 4 quilos para serem usados na lactaA�A?o.

Alguns alimentos sA?o importantes no perA�odo de amamentaA�A?o:

  • PA?es e cereais, frutas, legumes, verduras, derivados do leite e carnes; sendo consumidos de maneira diversificada.
  • Consumir trA?s ou mais porA�A�es de derivados do leite por dia.
  • Aumentar o consumo de frutas e vegetais ricos em vitamina A. SA?o eles: vegetais folhosos verde-escuros (como espinafre, e folhas novas de vA?rios vegetais), vegetais amarelos (como abA?bora e cenoura) e frutas nA?o cA�tricas amarelas e laranjas (como mangas, pA?ssego e mamA?o), alA�m de A?leos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendA?, pequi).
  • Manter a sede saciada. A� importante que a lactante saiba que deve consumir lA�quido a ponto de acabar com a sede. a�?LA�quidos em excesso devem ser evitados, pois nA?o aumentam a produA�A?o de leite, podendo atA� diminuA�-laa�?, explica o caderno.
  • Evitar dietas e medicamentos que promovam rA?pida perda de peso.
  • Consumir com moderaA�A?o cafA� e outros produtos cafeinados.

NA?o A� regra

No caso de mA?es de baixa renda e que nA?o tem acesso a todos os alimentos citados acima, o leite nA?o se tornarA? menos nutritivo. a�?A� importante lembrar que as mulheres produzem leite de boa qualidade mesmo consumindo dietas subA?timasa�?, afirma o caderno.

Em relaA�A?o A�s vegetarianas, a orientaA�A?o A� certificar-se de que estA?o ingerindo quantidades suficientes de vitamina B e proteA�na. Para isso, o acompanhamento de um profissional da saA?de se faz necessA?rio.

O que eu como faz mal?

Alguns mA�dicos orientam evitar certos alimentos no perA�odo de lactaA�A?o, como enlatados e condimentados que, entre outros componetes, possuem altas quantidades de sA?dio.

Se vocA? desconfiar que seu bebA? teve uma reaA�A?o e atribuA�-la a determinado alimento, realize uma prova terapA?utica. Retire o determinado alimento da sua dieta por um tempo e estude a rotina do pequeno.

a�?Caso os sinais e/ou sintomas da crianA�a melhorem substancialmente com a retirada do alimento e piorem com a sua reintroduA�A?o, ele deve ser evitado. O leite de vaca A� um dos principais alimentos implicados no desenvolvimento de alergias alimentaresa�?, explica o caderno do MinistA�rio da SaA?de.

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