43ª e 44ª Semana do seu bebê

Agora tudo é emocionante, até o proibido. Assim é especialmente espetacular quando a areia da praia vira comida.

43 e 44 Semanas do seu bebê

Gradativamente começa a idade do parquinho, seu pequeno explorador quer conquistar o mundo e isso não somente no sentido figurativo.

Seu bebê…

Gradativamente começa a idade do parquinho, seu pequeno explorador quer conquistar o mundo e isso não somente no sentido figurativo. Agora tudo é emocionante, até o proibido.

Assim é especialmente espetacular quando a porcelana se espatifa no piso, a areia da praia vira comida ou a terra dos vasos de plantas é revirada. Começa agora para você uma fase de atenção, mesmo assim, tente não dizer sempre “não”, mas também aguentar algumas coisas ou oferecer alternativas. Caso seu filho goste de lambuzar, coloque-o uma vez na banheira com uma tigela de purê de batata. No verão, você também pode colocar uma bacia grande no terraço ou no jardim no qual você permita expressamente que ele brinque com areia e terra.

As crianças entendem a palavra “não” já nessa idade, algumas até conseguem dizê-la. O “Sim” só vem bem mais tarde. Seu filho parece não se interessar mais tanto por seus brinquedos, agora ele prefere coisas com as quais você lida: Pacotes de leite, jóias ou folhas de papel-alumínio. Explique a ele com palavras fáceis e claras o que você faz, o nome das coisas que você usa, com isto você integra seu protegido e ainda ensina termos importantes do cotidiano. Para exercitar suas habilidades manuais, você pode colocar um objeto redondo macio em uma das mãos e um objeto alongado duro na outra, assim ele exercita sua coordenação.

E você…

Não importa sua idade, o nascimento de seu filho a torna mais adulta. No cotidiano de fraldas com seu filho, você também se conscientiza da grande responsabilidade e pensa em seu futuro, em seu emprego, no financiamento de seu padrão de vida e sobre seguros.

Quem vai cuidar do meu filho se algo acontecer conosco? Como ficaria tudo financeiramente num “pior cenário”? Como podemos financiar o estudo? Previdência, seguro de vida ou poupança para construção? Talvez você até já tenha se preocupado com essas coisas, caso contrário, procure se aconselhar ao máximo sobre todas essas formas de segurança, e não se precipite. Pense muito bem em sua decisão, consiga uma segunda opinião e use todo o tempo do mundo para escolher a forma correta para você. Afinal, não se trata aqui somente do seu, mas também do futuro de seu filho.

Fale também com outros pais sobre como estão lidando com isto, por exemplo, na atmosfera familiar de seu grupo de engatinhamento ou de um curso para bebês.

Lembrete

Nessa época, seu filho deseja brincar muito, mas ele também procura ficar perto de você com frequência. Tente unir os dois que será uma diversão para você e seu filho.

Leia também sobre a 41ª e 42ª Semana e 45ª e 46ª Semana.

manual-do-bebe-2-banner-verde

Assuntos relacionados: 43 e 44 semana, Semana do bebê