41ª e 42ª Semana do seu bebê

Alguns bebês nessa idade já dormem a noite toda e você pode finalmente se recuperar um pouco de noite.

Bebê com brinquedosSeu bebê já se ergue para ficar em pé? Algumas crianças já cambaleiam ao longo do sofá por alguns metros, com doces passinhos largos.

Seu bebê…

Seu bebê já se ergue para ficar em pé? Algumas crianças já cambaleiam ao longo do sofá por alguns metros, com doces passinhos largos. Incentive seu bebê naquilo que ele já consegue, mas não o force.

Seu filho deve indicar o ritmo. Talvez seu filho também esteja começando a pronunciar as primeiras palavras e usa seu berreiro de forma mais consciente. Você mesma já consegue diferenciar entre berros de fome, lamentos de cansaço, acessos de raiva e choro de dor. Aliás, quando seu filho está doente, você o percebe em constante irritação e tristeza. Nada parece estar certo para ele e isto deixa o convívio com ele bem mais difícil. Mas todos os resfriados passam e quase sempre segue mais um passo no desenvolvimento. Preste atenção a isto!

Se seu filho se interessar cada vez mais pela comida e dos adultos, inclua-o tranquilamente nas refeições. Coloque-o no cadeirão à mesa e sirva-o exatamente como a você mesma. A criança se sentirá integrada e você consegue comer em paz enquanto seu filho tenta amassar sua primeira batata.

Pela mobilidade de seu filho, você também se movimentará mais e talvez pense em adquirir um assento ou reboque para bicicleta para seu filho. Para muitas mães é uma sensação maravilhosa de liberdade, poder finalmente se mover na própria velocidade e isto é possibilitado exatamente por esses acessórios. Entretanto, na hora da compra, observe obrigatoriamente as normas de segurança.

E você…

Alguns bebês nessa idade já dormem a noite toda e você pode finalmente se recuperar um pouco de noite. Outros bebês, entretanto, nem pensam em fechar os olhos por mais do que três horas seguidas por vez, eles acordam mesmo no escuro e querem brincar, engatinhar, balbuciar. Para os pais de crianças assim a vida mais parece um esporte radical, que exige muita resistência e paciência. Você precisa de estratégias para ainda assim conseguir descanso. Que tal seria dividir as obrigações noturnas com o parceiro? Ele das 20 até as 2 horas e você das 2 até as 7, por exemplo. Você precisa do seu sono! Somente assim você consegue ser a mãe paciente e compreensiva que gostaria de ser durante o dia.

Nessas semanas, você também pode marcar novamente uma consulta com seu ginecologista. Pois mesmo após uma gravidez é recomendável um exame preventivo contra câncer semestral. Isto vale para todas as mulheres e não tem a ver com a idade ou a condição de saúde delas. Aproveite a oportunidade para eventualmente fazer perguntas sobre amamentação ou desmama e para ver se seu útero e também sua barriga já se contraíram novamente.

Lembrete

Evite fontes de perigos em casa com alguns truques simples. Se seu filho tiver uma cadeira favorita na qual ele se ergue, coloque meias nos pés da cadeira para que ela não escorregue quando seu filho fizer suas primeiras tentativas para ficar em pé. Além disso, agora você deve pendurar bem visível uma lista de telefones de emergência no quadro: Com os números de ambulância, corpo de bombeiros e emergência de envenenamento. Isto não deve amedrontá-la, mas prevenção é melhor do que não conseguir reagir suficientemente rápido em casos de emergência.

Leia também sobre a 39ª e 40ª Semana e 43ª e 44ª Semana.

manual-do-bebe-2-banner-verde

Assuntos relacionados: 41 e 42 semana, Semana do bebê