29ª e 30ª Semana do seu bebê

Seu filho agora concentra todos os seus sentidos em descobrir as mínimas alterações ao seu redor.

29 e 30 semanas do seu bebêSeu bebê agora cresce mais lentamente e também o aumento de peso é menor do que nos meses anteriores, o que pode causar bom humor, pois crescer, afinal, é cansativo.

Seu bebê…

Seu bebê agora cresce mais lentamente e também o aumento de peso é menor do que nos meses anteriores, o que pode causar bom humor, pois crescer, afinal, é cansativo. O quadril e os joelhos de seu filho já estão mais firmes agora e lhe dão mais sustentação.

Assim, a maioria dos bebês não se contenta mais em ficar simplesmente deitados sobre o cobertor, eles se lançam em viagens exploratórias.

Deitado de bruços, seu filho se impulsiona com os pés e rasteja pelo chão, em alguns momentos isso só dá certo para trás, pois a musculatura dos braços ainda é mais forte do que a musculatura das pernas. Algumas crianças também rolam pelo quarto. Seu filho gosta de brincar na posição de bruços ou de lado e agarra para cima no ar a procura de brinquedos. Além disso, ele já consegue pegar objetos pequenos com o dedo médio e o indicador e o polegar (pegada de pinça). Tudo parece despertar a ânsia e a curiosidade de seu filho, ele pega tudo o que é alcançável nas mãos ou enfia na boca. Portanto, deixe fora de seu alcance medicamentos e produtos de limpeza para que não aconteçam intoxicações ou queimaduras!

Seu filho agora concentra todos os seus sentidos em descobrir as mínimas alterações ao seu redor. Ele começa a procurar por brinquedos que foram escondidos de seus olhos. Agora ele pode reagir de forma crescentemente intensa a ambientes ou pessoas estranhas e não familiares. Gradativamente ele compreende o sentido de algumas palavras como “não” ou reage a seu próprio nome. Ele também consegue reproduzir cada vez melhor sons que você emite para ele.

E você…

Há dias em que você se sente somente como mãe. Seu parceiro dá atenção somente a seu filho depois do trabalho e você usa quase sempre as mesmas “roupas funcionais”, ou seja, aquilo que está acessível no guarda-roupas, só porque vestir-se pela manhã deve ser algo rápido. É chegada a hora de pensar novamente em você mesma. Tanto faz se você associar isto com uma sessão de massagem ou com uma volta pelo shopping… Faça isso com a consciência tranquila, pois afinal, você não é somente mãe, mas também uma mulher. Anote o que usufrui no momento de forma especial e o que a incomoda em sua vida atual. Assim você se conscientizará que sua vida afinal não é tão ruim (:-) porque os pontos positivos predominam claramente ou você entenderá o que gostaria de mudar.

Faz bem a algumas mulheres se aprofundar em algum romance absorvente (em momentos fixos planejados nos quais outra pessoa se preocupa com o bebê) ou praticar esporte (Link Preparação para as mães), outras talvez prefiram reviver um hobby antigo, por exemplo, fazer aulas de piano ou simplesmente para pensar em outra coisa uma hora por semana. Realize esse tipo de sonho, caso seja possível.

Lembrete

Avós são importantes para a criança! Avós têm bastante paciência, eles acham seu bebê um docinho, mesmo em situações que levariam você à loucura. É claro, afinal, a vovó e o vovô não convivem com o bebê 24 horas por dia e têm assim um ponto de vista totalmente diferente do netinho. Mesmo que seu relacionamento com a sogra seja um pouco tenso, conceda a seu filho essa bela relação complementar de confiança. Converse previamente sobre coisas que a incomodam, por exemplo, se você não quiser que seu bebê ganhe guloseimas. Entretanto, deixe algum espaço para a vovó. Em primeiro lugar, você não poderá mais mudá-la completamente e, em segundo lugar, ela afinal de alguma forma “criou” o pai do seu filho. Tenha confiança, mesmo que liberar seja um pouco difícil no começo.

Leia também sobre a 27ª e 28ª Semana e 31ª e 32ª Semana.

manual-do-bebe-2-banner-verde

 

Assuntos relacionados: 29 e 30 semana, Semana do bebê