27ª e 28ª Semana do seu bebê

Provavelmente você já passou pela primeira doença de seu bebê, mas o que fazer se repentinamente você passar mal?

27 e 28 Semanas do seu bebêSeu cotidiano é constituído por seu bebê. Você vai passear, mas pensa muito mais no sono de seu bebê do que na natureza revigorante ao seu redor.

Seu bebê…

Nessas semanas, seu bebê provavelmente fará as primeiras experiências nas beiradas duras de cadeiras ou nas bordas aguçadas de livros, quanto mais ele se movimenta, maior é o perigo de ferimentos (emergências acidentes).

Mesmo quando estiver sentada ao lado de seu bebê, você não consegue evitar manchas roxas e este, aliás, nem sequer deve ser o objetivo. Afinal, seu bebê aprende desta forma até onde pode ir (coitadinho). Mesmo assim, o susto naturalmente é grande quando precisar fazer um curativo em um primeiro ferimento. Nesse caso, é importante manter a calma, pois essa calma se transfere ao seu filho agitado.

Como são suas noites? Turbulentas ou calmas? Um bebê de seis a doze meses de idade precisa de aproximadamente onze horas de sono noturno e mais duas sonecas de dia. Em teoria, seu filho pode dormir a noite toda a partir da idade de seis meses, pois não precisa mais da refeição noturna. Se não fosse o grande “porém”. Afinal, até mesmo adultos têm hábitos de sono diferentes, por que, então, seria diferente com seu herdeiro. Tanto faz se seu filho faz parte das corujas noturnas, dos que dormem durante o dia ou das marmotas, é difícil estabelecer de um modo geral quando o seu filho pode atravessar a noite dormindo. Mas existem alguns truques sobre como se pode pelo menos tentar convencer o bebê a dormir tranquilamente.

E você…

Provavelmente você já passou pela primeira doença de seu bebê, mas o que fazer se repentinamente você passar mal? Quando estiver presa à cama, talvez com um forte resfriado, então você percebe que sem você nada funciona. Você precisa de repouso e sono, mas de alguma forma nada é mais inatingível do que isso, afinal você tem um BEBÊ. E essa situação não tem escrúpulos quanto ao seu estado, apesar disso, você tem de levantar de noite, você tem de continuar “funcionando”.

Assim, forme obrigatoriamente uma rede de amigos, parentes ou babás, que podem apoiá-la em uma situação desse tipo. Se um dia estiver internada em um hospital, você pode se informar em sua associação previdenciária sobre uma ajuda doméstica, para a qual você pode solicitar prescrição em determinadas situações, principalmente quando houver crianças maiores na casa.

Quando além de tudo seu bebê também adoece, vocês têm, como pais, dez dias por ano nos quais vocês podem ficar em casa para cuidar de seu filho (até vinte dias, se for apenas um a cuidar), de modo que seu parceiro também poderia assumir os cuidados. Nesse caso, o pediatra lhe dará um atestado para seu empregador.

Lembrete

Ler para o bebê educa! Mesmo que seu bebê ainda não entenda os conteúdos complexos de sua leitura, faz bem a ele ouvir sua voz e ele aprende por si só a conhecer o som de palavras que você talvez não use tão frequentemente no cotidiano. Nesse caso, é indiferente se você lê alguma história de criança ou o jornal do dia.

Leia também sobre a 25ª e 26ª Semana e 29ª e 30ª Semana.

manual-do-bebe-2-banner-verde

Assuntos relacionados: 27 e 28 semana, Semana do bebê