15ª e 16ª Semana do seu bebê

Seu bebê não tem apenas sensações com os dedos, mas também intensamente com a boca!

15 e 16 Semanas do seu bebê

 Seu filho fica cada vez mais ativo e mais interessado em relação ao ambiente.

Seu bebê…

Seu filho fica cada vez mais ativo e mais interessado em relação ao ambiente. As possibilidades de expressão com o corpo todo, a voz e a mímica se diversificam cada vez mais. Ele agora ri alto, se agita e movimenta com isso os braços e as pernas. Quando você o coloca diante de um espelho, ele ri para seu reflexo, mas ainda não se reconhece. Mesmo assim, seu bebê já é capaz de reconhecer níveis diferentes de cores.

Seus olhos se prendem na maioria das vezes a cores fortes e intensas.

Seu bebê não tem apenas sensações com os dedos, mas também intensamente com a boca! Assim ele saboreia, apalpa e descobre coisas novas estimulantes. Alguns bebês também começam agora a chupar o polegar. Seu bebê também acha sua boca fascinante! Mostre a língua para ele uma vez, ele reagirá agitado à brincadeira e tentará imitar a careta desconhecida.

Crianças que são carregadas com frequência gritam menos, como consta em diversos estudos. O balanço, o calor do corpo, os sons habituais acalmam a criança e fazem com que ela relaxe de um modo geral. Existem muitos meios auxiliares para carregar: Toalhas para carregar, bolsas para carregar, armações para carregar, porém uma coisa você não deve ignorar: a você mesma.

Suas costas tiveram um desempenho máximo durante a gravidez, elas também precisam se recompor. Assim, carregue seu filho apenas durante o tempo e a freqüência nos quais você mesma se sinta bem. Portanto, encontre uma solução que seja boa para os dois.

E você…

Um ditado africano afirma que é preciso uma aldeia inteira para criar uma criança. Imaginem a cena sensacional: A avó embala o bebê enquanto a vizinha vai às compras e a tia lava as roupas. Infelizmente, hoje em dia a maioria das mulheres não tem uma rede como esta e muitas vezes nem mesmo os avós moram mais nos arredores. Mesmo assim, consiga de vez em quando uma ajuda de confiança! Você também precisa de um tempo para você mesma de vez em quando. Tempo para respirar. Tempo para fazer o que quiser. Para algumas famílias certamente uma assistência profissional para crianças também pode ser vantajosa.

Se você já tiver crianças, você deve estar sempre pronta, se uma está dormindo, a outra criança começa a gritar; se uma acabou de adormecer, o outro quer brincar. E você dispara de um lugar para o outro. No começo, não é fácil cuidar de todos, atender a todas as necessidades (em parte, totalmente diferentes). Preste atenção para você não se arrebentar toda. Além da rivalidade entre os irmãos, não fique você também com a consciência pesada em relação a uma ou à outra criança. É um sentimento freqüente, e que não leva a nada. Gaste algum tempo obrigatoriamente para se recompor e respirar fundo. Seus filhos precisam de uma mãe relaxada e isso só vai acontecer se você mesma não se esquecer de se cuidar! Para diminuir o ciúmes entre irmãos, peça para que seu(s) filho(s) a ajude a cuidar do bebê.

Também faz parte que você não perca de vista seu estado de saúde. Você ainda se alimenta de forma saudável, regularmente e com qualidade? Como está seu preparo físico? E afinal, como estão seus dentes? Eles sofreram por causa dos hormônios da gravidez, por isso, marque preventivamente uma consulta de controle com seu dentista.

Lembrete

É incrível tudo em que você tem que pensar até chegar a porta de casa com seu filho. Estou com a chupeta? A manta? As fraldas? Por causa de seu cansaço, sua concentração não é a melhor no momento, por isso é aconselhável colocar um bilhete na porta de entrada no qual anota tudo o que necessita para um passeio. Assim você poupa bastante tempo e não precisa se aborrecer com esquecimentos!

Leia também sobre 13ª e 14ª Semana e 17ª e 18ª Semana.

manual-do-bebe-2-banner-verde

Assuntos relacionados: 15 e 16 semana, Semana do bebê