Higiene do cabelo e couro cabeludo do bebê

68a757e69e1de466bc5c2e4b6238cbeb7146eb5b_primaryA lavagem do cabelo deve ser feita todos os dias durante o banho, pelos menos nos primeiros meses de vida.

Devido à abundante transpiração do bebê a partir do segundo mês de vida, o couro cabeludo segrega várias substâncias gordurosas que podem chegar a se acumular formando crostas. Isso pode ser evitado facilmente, com a limpeza diária do cabelo, utilizando sabão ou xampu neutros.

Depois de ensaboar o cabelo, convém fazer uma massagem suave no couro cabeludo e, a seguir, enxaguar bem o cabelo com água. Nos primeiros dias o bebê pode se sentir incomodado com a água caindo na cabeça, mas acaba se acostumando com o tempo.

Algumas pessoas lavam o cabelo do bebê na torneira do lavatório. Não é uma prática aconselhável pelos perigos que pode acarretar: um movimento brusco do bebê ou uma distração da pessoa que o está segurando podem fazer com que a criança bata a cabeça na torneira ou no lavatório, provocando, eventualmente, feridas ou lesões de alguma gravidade. Outro inconveniente nesse processo de lavagem é o fato de não poder controlar bem a temperatura da água da torneira, que pode sair mais quente ou mais fria, provocando sensações bastante desagradáveis na criança.

A partir de 1 ano de idade, seu filho poderá mostrar-se resistente a lavar a cabeça e isso pode virar até motivo de briga com os pais. Essas lavagens podem ser reduzidas a três ou quatro por semana, mas o banho diário deve ser mantido.

Uma vez bem lavado e seco, o cabelo do bebê deve ser penteado com uma escova suave ou um pente.

Assuntos relacionados: 19 e 20 semana, 21 e 22 semana, 23 e 24 semana, 25 e 26 semana, 27 e 28 semana, 29 e 30 semana, 31 e 32 semana, 33 e 34 semana, 35 e 36 semana, 37 e 38 semana, 39 e 40 semana, Banho, Bebê, Cabelo, Couro Cabeludo, Cuidados, Higiene