Depilação na gravidez

7d600cb6ada3e31130c66b1c39f85182745f9d6a_primaryUm ato comum praticado pelas mulheres pode ser uma preocupação das gestantes. Entenda por que se depilar é liberado durante a gravidez, salvo alguns tipos de procedimentos.

A depilação é realizada pela maioria das pessoas que procura eliminar os pêlos por um determinado tempo ou até definitavamente, segundo os métodos mais modernos.

Os tipos de depilação são os mais variados: com lâmina, com cera quente, fria ou morna, com aparelhos próprios, como máquinas específicas para reduzir o tamanho e até arrancar o pêlo. Resumindo: existem opções para todos os gostos.

As gestantes podem sim se depilar, com algumas ressalvas: cuidado com a cera quente, principalmente nas regiões mais sensíveis, como a vagina. O recomendado é não retirar todos os pêlos do local durante a gestação, pois a região fica mais exposta, o que pode levar à infecções.

Devido ao maior fluxo de sangue circulando no corpo da gestante, ela pode sentir-se mais sensível e ter mais dor. Se ela optar pela cera, o melhor é a temperatura morna, que dilata os poros e permite e retirada do pêlo de maneira mais fácil. Já a cera fria pode causar mais dor e a quente, queimaduras e desconforto, dependendo da temperatura.

Os cremes depilatórios também não são as melhores opções, uma vez que exitem compostos na fómula, como a amônia, que podem chegar a corrente sanguínea. Já o clareamento com produtos específicos é liberado por alguns médicos.

As técnicas a laser ou com luz pulsada também não são orientadas por conta de alguns fatores: devido a mudanças hormonais, podem formar manchas na pele após o procedimento estético e, como não existem estudos deste procedimento em gestantes, não é possível ter certeza de algum outro efeito colateral. Vale a pena esperar o “pequeno nascer” para, então, investir na depilação definitiva ou a longo prazo.

Assuntos relacionados: Cuidados, Depilação, Gravidez, Higiene, Semana 1, Semana 17, Semana 18, Semana 19, Semana 2, Semana 20, Semana 3, Semana 36, Semana 37, Semana 38, Semana 39, Semana 4, Semana 40, Semana 5, Semana 6, Semana 7, Semana 8