A pele e os órgãos vitais do meu bebê

68a757e69e1de466bc5c2e4b6238cbeb7146eb5b_primaryAs axilas, pescoço, zonas dos órgãos genitais e o ânus devem estar sempre bem limpos e secos.

A pele

A pele do bebê é extremamente delicada, especialmente nos primeiros meses de vida. O pescoço, as axilas e o bumbum devem estar sempre limpos e secos; caso contrário a pele se irritará com facilidade. Como já dissemos, o banho é extremamente delicada, especialmente nos primeiros meses de vida.

O pescoço, as axilas e o bumbum devem estar sempre limpos e secos; caso contrário a pele se irritará com facilidade. Como já dissemos, o banho é uma medida imprescindível para manter a pele limpa e hidratada. Da mesma maneira que é necessário trocar as fraldas do bebê para evitar que resíduos de urina e fezes provoquem irritações e mal-estar.

Além desses "cuidados com higiene" é preciso ficar atento também com os olhos, ouvidos, umbigo, genitais e unhas.

As axilas, pescoço, zonas dos órgãos genitais e o ânus devem estar sempre bem limpos e secos.

Os olhos

A higiene dos olhos começa logo depois do parto, quando o médico ou as enfermeiras aplicam nos olhos do bebê uma solução desinfetante para protegê-los de eventuais infecções. Eles podem ter uma conjuntivite, que na verdade não é nada, apenas a obstrução do canal lacrimal. Mais adiante podem aparecer irritações, que precisarão ser tratadas somente sob o cuidado do pediatra. Lembre sempre que antes e depois de mexer nos olhos do bebê é necessário lavar as mãos.

Outra medida importante é proteger os olhos da criança de luz muito forte. Se suspeitar de qualquer tipo de transtorno ou dificuldade de visão em seu filho, entre em contato com o pediatra imediatamente.

Os olhos do bebê devem ser protegidos do excesso de luz solar.

Os ouvidos e o nariz

Os ouvidos segregam cerume. É preciso limpá-los, mas apenas superficialmente, usando hastes flexíveis sem chegar a introduzi-las no canal do ouvido. O banho costuma ser suficiente para a limpeza, caso contrário, converse com seu pediatra.

Não é necessário limpar o nariz do bebê se não houver secreções. Se for preciso, é possível utilizar soro fisiológico, porém sempre sob prescrição médica.

O umbigo e os órgãos genitais

O umbigo deve ser limpo com álcool a 70ºC até cicatrizar completamente. Depois a limpeza diária no banho será suficiente.

Quanto aos órgãos genitais, é importante limpar todas as pregas da pele, no banho. No caso de meninos, há médicos que aconselham puxar delicadamente pele do prepúcio, mas faça isso só até onde oferecer resistência. Nunca force a retração do prepúcio!

As obstruções nasais podem ser tratadas com soro fisiológico, mas sempre sob prescrição médica.

Assuntos relacionados: 19 e 20 semana, 21 e 22 semana, 23 e 24 semana, 25 e 26 semana, 27 e 28 semana, 29 e 30 semana, 31 e 32 semana, 33 e 34 semana, 35 e 36 semana, 37 e 38 semana, 39 e 40 semana, Banho, Bebê, Cuidados, Higiene, Limpeza, Nariz, Nariz do Bebê, Olhos, Olhos do Bebê, Órgãos Genitais, Ouvido, Ouvido do Bebê, Pele, Pele do Bebê, Umbigo