5ª Semana de gestação

É o momento de encontrar seu médico e realizar os primeiros exames, como o de sangue (BHCG) e a primeira ultrassonografia.

f172a561ff1821483aa66f11d42285f91a66f918_primaryÉ o momento de encontrar seu médico e realizar os primeiros exames, como o de sangue (BHCG) e a primeira ultrassonografia. Esses são os primeiros passos para tomar conhecimento do real tempo de gestação e saber se o embrião está dentro do útero. Tudo certo? É hora de começar seu pré-natal! 

Sua barriga...

Em algumas mulheres ocorrem, neste período, enjôos e vômitos. Na maioria das vezes, esta sensação ocorre mais intensamente de manhã e diminui no decorrer do dia.

Talvez, porém, você faça parte daquelas mulheres que não têm nada a ver com estes problemas da gravidez. Nesse caso aproveite a felicidade do momento!

E você...

O grupo interno de células do embrião é formado por três camadas que irão gerar:
- Camada externa: a pele, as orelhas, o sistema nervoso e os olhos
- Camada intermediária: músculos, esqueleto, coração, rins e genitálias
- Camada interna: trato intestinal, fígado e os outros órgãos

Agora são formados a cor e a pigmentação dos olhos. No final da quinta semana, seu embrião está com aproximadamente dois milímetros.

Lembrete

Uma gravidez não é uma doença, mesmo se às vezes você se sentir mais acabada do que com uma gripe forte. Talvez te ajude pensar que tudo que te incomoda no momento é um sinal do crescimento e desenvolvimento de seu filho. Apesar disto não atenuar as dores ou os enjoos, possivelmente tornará tudo mais suportável.

Você já deveria começar agora a cuidar regularmente de sua barriga com óleos ou cremes. Isto melhora a irrigação sanguínea e previne estrias de gravidez.

Leia também sobre o: Primeiro mês de Gravidez e a 6ª Semana de Gestação.

manual-da-gravida-banner-laranja

Assuntos relacionados: Semana 5, Semana da Gravidez