40ª Semana de Gestação

Chegou a hora. A provável última semana de sua gravidez começou.


40 Semana de Gestação
Chegou a hora. A provável última semana de sua gravidez começou.

 

Sua barriga...

O espaço que a criança ainda tem ficou muito estreito e assim, ela se movimentará menos.

Seu filho dispõe agora de uma consciência marcante e seu poder de visão melhora progressivamente graças à crescente atividade cerebral.

Enquanto está acordado, seus olhos estão sempre abertos.

Seus olhos estão completamente formados, o sistema imunológico está suficientemente forte para poder protegê-lo depois do nascimento e o pulmão está pronto para a primeira respirada de ar!

Uma criança amadurecida mede em média cinquenta centímetros (isto é meio metro, afinal de contas!) e pesa 3300 gramas.

Na barriga de seu bebê acumula-se o mecônio. Essa pasta grudenta verde-escura até preta é constituído por dejetos do intestino, fígado e vesícula biliar além de células epidérmicas mortas e lanugem, de que seu filho se alimentou por intermédio do líquido amniótico.

Via de regra, seu bebê expelirá essa massa nos dias após o nascimento. Entretanto, caso ocorra uma situação de estresse no ventre materno, isto também poderá acontecer antes do parto, o que colorirá o líquido amniótico de verde.

Nesse caso, seu bebê será monitorado rigorosamente durante o parto.

E você...

Pense no parto, mas não determine rigidamente como tudo deverá transcorrer.

A única coisa que pode ser dita previamente com segurança, é que você passará por uma fase de abertura, uma fase de expulsão e uma fase pós-parto, desde que você tenha parto natural.

A duração de cada fase e quais posições de parto são mais favoráveis para você depende totalmente da situação individual.

Mesmo mulheres que já tenham tido partos anteriores podem achar outras posições mais agradáveis do que as do primeiro parto.

A maioria das grávidas agora sente pré-contrações e contrações de rebaixamento com freqüência cada vez maior, que podem ocorrer regularmente por diversas horas durante o dia.

Nesse caso, a barriga endurece e algumas mulheres sentem incômodos parecidos com cãibras no baixo ventre, semelhantes aos da menstruação.

Na maioria das vezes essas contrações, porém, são curtas, isto é, duram entre quinze e trinta segundos e param novamente após algum tempo.

Elas fazem com que a cabeça do bebê seja introduzida na bacia na posição ideal e que o colo uterino seja preparado para a futura abertura.

Caso você não conheça essas pré-contrações, isto não é motivo para preocupação, pois em muitas mulheres as contrações de parto ocorrem em intervalos regulares cada vez mais curtos, totalmente sem pré-contrações.

Lembrete

Tudo está pronto: O carrinho de bebê, o bercinho, a mesa para fraldas.

Agora só falta sua criança!

Para tornar a recepção ao pequeno ser humano após o nascimento o mais harmônica possível, é aconselhável preparar a casa agora para que você possa usufruir o período do puerpério com tranquilidade, para poder se concentrar totalmente em seu bebê.

Faz parte disto, por exemplo, uma geladeira cheia, uma despensa cheia, talvez também um cesto de roupas vazio e roupas de cama novas.

Atente para fazer algumas coisas que sejam importantes nos afazeres domésticos ainda antes do parto, pois você certamente terá outras coisas para fazer após o parto além de compras ou dobrar roupas.

Leia também sobre a 39ª Semana da Gestação e as 41ª e 42ª Semanas de gestação.

manual-da-gravida-banner-laranja

Assuntos relacionados: Semana 40, Semana da Gravidez