32ª Semana de gestação

Você já sente contrações de vez em quando?

Woman hugging her pregnant belly

Você já sente contrações de vez em quando? Isto pode ser normal, mas você deve obrigatoriamente conversar sobre isto com seu médico.

Sua barriga…

A camada de gordura sob a pele de seu filho (a assim denominada gordura marrom), que protege seu bebê depois do parto contra o calor e o frio e lhe fornece energia, continua se formando. Isto deixa as bochechas levemente rosadas e também diminui a quantidade de rugas.

No cérebro infantil se desenvolve a memória. Seus hormônios chegam ao bebê por intermédio da placenta e ele percebe seus sentimentos e humores. Ele consegue sentir dor e reage de forma semelhante a um recém-nascido. Ele continua crescendo rapidamente e ganha 200 gramas de peso por semana.

No final desta semana ele estará com aproximadamente quarenta centímetros e pesará aproximadamente 1800 gramas.

E você…

Você já sente contrações de vez em quando? Isto pode ser normal, mas você deve obrigatoriamente conversar sobre isto com seu médico. Dores de parto precoces, portanto dores antes da 37ª. semana de gravidez, podem levar à abertura do colo uterino como no parto e assim também causar um parto prematuro. Dores precoces podem ser causadas, por exemplo, por infecções, por um rompimento prematuro da bolsa ou por excesso de líquido amniótico. A terapia depende da semana de gravidez. Via de regra, são aplicados medicamentos inibidores de dores de parto.

Seu ginecologista colherá seu sangue mais uma vez nesta semana para testá-lo em relação a existência de vírus de hepatite B. No máximo agora serão controladas, a cada duas semanas, as suas atividades de contrações e as batidas do coração de seu bebê e com base em um CTG.

Lembrete

Você deve começar a fazer, já durante a gravidez e de forma moderada, ginástica para a região do períneo, ou seja, região entre a vagina e o ânus. Você não precisa obrigatoriamente frequentar cursos para isto, existe um exercício que também pode ser feito em casa sem instruções: Imagine que você está pegando um lenço com a vagina. Você o puxa para cima até o útero, segura um pouco e depois o deixa cair novamente. Repita o exercício algumas vezes e faça-o diversas vezes durante o dia, não importa aonde… se no chuveiro, no escritório ou qualquer outro lugar.

Leia também sobre a 31ª Semana de Gestação e 33ª Semana de Gestação.

manual-da-gravida-banner-laranja

Assuntos relacionados: Semana 32, Semana da Gravidez