20ª Semana de Gestação

Seu bebê ingere e depois expele aproximadamente meio litro de líquido amniótico por dia.


Captura de Tela 2017-09-01 às 16.46.53Parabéns pela comemoração em relação ao meio caminho andado!

Sua barriga...

Seu bebê fica cada vez mais arredondado e menos enrugado, pois ocorre a formação de camadas finas de gordura corpórea que fazem com que ele não perca temperatura muito rapidamente.

A pele ainda parece avermelhada e transparente e a placenta agora está totalmente desenvolvida em sua função.

Até agora a placenta ainda era nitidamente mais pesada do que o bebê. Isto muda agora, mesmo que ela ainda aumente em tamanho e peso.

Seu bebê ingere e depois expele aproximadamente meio litro de líquido amniótico por dia e assim, ele treina suas funções corpóreas se preparando para o período pós-parto.

E você...

A maioria das mulheres se sente muito bem. Mesmo assim, podem ocorrer pequenos incômodos como: varizes, dores nas costas ou cãibras musculares.

Também pode ocorrer que você sue mais rápido e com mais freqüência. Naturalmente isto é desagradável, mas você pode prevenir isto usando sempre diversas camadas de roupas para poder dispensar algumas peças caso sinta calor.

Para muitas mulheres, além disso, azia faz parte da gravidez.

O músculo do piloro,uma válvula que está localizada na saída do estomago, está mais relaxado pelos hormônios, assim o fechamento dos tubos digestivos é afrouxado, o que permite a penetração de suco gástrico nos tubos digestivos.

Lá ele irrita os tecidos causando a azia. A dor pode elevar-se do peito até o pescoço. Isto piora no decorrer da gravidez com a crescente falta de espaço, principalmente quando a criança pressiona contra o estômago.

Faça o possível para ingerir pequenas, porém diversas refeições leves distribuídas ao longo do dia e atente para pouca gordura (principalmente à noite).

Lembrete

Hemorragias durante a parte final da gravidez, portanto a partir da vigésima semana de gravidez, podem chegar à intensidade de uma hemorragia de menstruação.

Nesse caso, deve-se pensar em primeira linha numa complicação relacionada à placenta.

Pode ter ocorrido que a placenta se descolou da parede do útero, ou uma placenta posicionada profundamente, respectivamente acima do orifício uterino.

Uma hemorragia desse tipo pode ser ameaçadora tanto para você, quanto para seu filho. Assim, você deve obrigatoriamente consultar seu ginecologista.

Leia também sobre a 19ª Semana de Gestação e 21ª Semana de Gestação.

manual-da-gravida-banner-laranja

Assuntos relacionados: Semana 20, Semana da Gravidez