Viagens em família

VIAGENS EM FAMILIAQuando uma data festiva se aproxima, também aparecem outras questões: como seria sair da cidade com os filhos? Será que vamos aproveitar? Confira as nossas dicas.

A viagem acontecerá em ocasiões agitadas, como o carnaval?

Tenha em mente que as estradas e os aeroportos estarão bem movimentados e programe a sua saída dias antes ou no meio do feriado.

Para a volta, use a mesma ideia. Pode ser que período de descanso seja reduzido, mas as chances de fugir de aglomerações são grandes.

O trajeto será de carro ou avião?

A documentação de todos, principalmente das crianças, deve estar em dia. Certidões, passaporte, carteira do plano de saúde e seguro viagem, se necessário. Providencie cópias para levar aos passeios.
Carregue alguns lanchinhos, brinquedos pequenos e leves. Se for um trajeto longo, é interessante distrair as crianças e mantê-las alimentadas.
Na estrada, pare algumas vezes para que possam esticar as pernas, ir ao banheiro e até amamentar. Ou, se a viagem for de avião, procure voo sem escalas e no período da noite.

Kit sobrevivência

Tenha água, alimentos saudáveis, papinhas e frutas nas bolsas. Leve guardanapos e papel-higiênico. Para os menores, mamadeiras, fraldas, bebê-conforto e carrinho são essenciais.
Não se esqueça de remédios e curativos. E investigue o local onde você vai, se há postos de saúde, hospitais e até se é necessário vacinação prévia.

Paciência é item obrigatório

Os bebês e as crianças pequenas não têm as mesmas expectativas dos pais. Então, é preciso respeitar os horários e limites. Busque hotéis ou locais com espaço para os pequenos, leve-os aos parquinhos ou à praia, para que eles possam correr e brincar, como no dia a dia. E faça programações mais tranquilas e com paradas.

Fantasias

Crianças adoram usar fantasias, independente da época. Para o carnaval, capriche nos tecidos leves e soltos, por causa do calor. As maquiagens são ótimas opções, mas cuidado com as alergias. Você pode criar máscaras e as crianças usarem mesmo quando estão com roupas de banho. A diversão estará garantida!

Assuntos relacionados: Família, viagens