O que evitar com a chegada do bebê em casa?

Há algumas situações que não imaginamos o quanto são perigosas ou inconvenientes.

O QUE EVITAR COM A CHEGADA DO SEU BEBE EM CASAHá algumas situações que não imaginamos o quanto são perigosas ou inconvenientes. Mas acontecem, e é preciso ficar atenta! Levantamos alguns casos para você se preparar.

 

Caso 1 - Bastante comum:
Você acabou de receber um presente maravilhoso, o seu neném. Ele está em seus braços ou mamando, quando você escuta a campainha. Uma caravana de familiares e amigos chegou para conhecer o novo membro da família. Ótimo! Nem sempre...

Em algumas casas, as mães precisam de um pouco mais de privacidade, pois viveram momentos cansativos ou mesmo querem curtir apenas o bebê e o papai. Então, para evitar visitas surpresa, avise os amigos próximos e a família, e eles farão o papel de passar o recado aos outros.
Marque uma data após algumas semanas do nascimento ou até depois do primeiro mês, e o encontro será maravilhoso!

Caso 2 – Não se arrisque:
Imagine: você está cuidando de seu pequeno, amamentando ou dando banho, mas com o fogão ligado. Se estiver sozinha em casa, não corra este "risco", mas com o fogão ligado. Se estiver sozinha em casa, não corra este "risco" de maneira alguma. É muito perigoso, pois o tempo na banheira ou a mamada podem ser mais longos do que você calculou.
Prefira deixar algumas comidas prontas na geladeira e no congelador, ou conte com alguém para cozinhar! Não se esqueça de que a o puerpério requer alimentação saudável.

Caso 3 – De olhos abertos:
Mais um exemplo: usar produtos de limpeza com o bebê por perto. O recém-nascido é bastante sensível a cheiros fortes e a composição deles pode ser tóxica. Mesmo que queira deixar o quarto asseado, coloque o bebê no carrinho em um local onde possa vê-lo e escutá-lo.
E o neném sozinho na cama, para você se trocar? Apenas com algumas almofadas o protegendo e você de olho nele. E lembre-se: tente mantê-lo com as costas elevadas, pois casos de refluxo são comuns nesta fase.

Caso 4 – Evitando bagunça:
Você não precisa desmontar sua casa porque seu bebê chegou. Nos primeiros meses, a rotina dele não envolverá todos os cômodos. Isso acontece com a passar do tempo e principalmente quando o pequeno começar a engatinhar ou andar.
Então, poupe-se e invista seu tempo e energia nos cuidados do recém-nascido e aos poucos saberá que cada fase exige uma mudança diferente e positiva, claro!

Assuntos relacionados: Banho, Cuidados, Cuidados com Limpeza, Engatinhar, Limpeza da Casa, Relacionamento, Semana 36, Semana 37, Semana 38, Semana 39, Semana 40