Dentição Infantil

Veja as etapas e processos da dentição do seu bebê.

Dentição InfantilVeja no site LetsFamily, as etapas e processos da dentição do seu bebê.

Vamos falar de um assunto que não conta com predefinições. As etapas da dentição acontecem de formas variadas para cada bebê. “No nascimento dos dentes, existe um período chamado mediana, ou seja, mais ou menos entre 6 e 12 meses nascem os primeiros dentes”, explica Tadeu Fernandes, Presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Mas você já ouviu falar em bebês que ganharam seus primeiros dentinhos antes ou depois da mediana, certo? O pediatra explica que “existem casos, raros mas existem, de bebês nascerem com um ou dois dentinhos. Absolutamente normal. Ou do primeiro dentinho nascer após os 18 meses de vida. Absolutamente normal também”.

Quem nasce primeiro?

Da mesma forma, não há regras definindo qual dentinho será o inicial. Geralmente são os incisivos centrais inferiores, depois os superiores. Mas pode ocorrer inversão. Na sequência, chegam os incisivos laterais inferiores, seguidos dos superiores. Sendo que o contrário é possível.
Com o passar dos meses, nascem os próximos dentes, finalizando o processo aos 3 anos, com dez dentes na arcada superior e dez na inferior.

A importância

É preciso valorizar esta fase, pois os dentinhos auxiliarão o bebê na mastigação, permitindo que amplie a variedade de alimentos em sua rotina, com papinhas e frutas em forma mais sólida.

O desenvolvimento da fala também depende dos dentinhos. “Esse é o motivo pelo qual os pediatras “brigam” com as mães para finalizar o uso da chupeta, caso use, ao nascimento do primeiro dente, esse é o sinal do desmame da chupeta”, ressalta o médico.
Além de que os dentes de leite servem como guia para o posicionamento e a fixação correta da dentição permanente.

Os cuidados

Fique atenta com a boca do seu pequeno. Mesmo antes da dentição, é necessário higienizar. “Nos primeiros meses de vida, os pais devem fazer uma limpeza da gengiva, bochecha e língua com uma gaze embebida em água filtrada pelo menos três vezes ao dia. Eu gosto de acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio no copo de água para fazer a higiene bucal”, ensina o pediatra.

Assuntos relacionados: 25 e 26 semana, 27 e 28 semana, 29 e 30 semana, 31 e 32 semana, 33 e 34 semana, 35 e 36 semana, 37 e 38 semana, 39 e 40 semana, 41 e 42 semana, 43 e 44 semana, 45 e 46 semana, 47 e 48 semana, 49 e 50 semana, 51 e 52 semana, Alimentação do Bebê, Dentes, Desenvolvimento do Bebê, Higiene, Higiene Dentária