Autoestima no pós parto

O momento após o parto é bastante delicado e especial.

dcc448faee09ef4f4cd77b7d43bf290bd57d1b00_primaryO momento após o parto é bastante delicado e especial. O bebê e a mulher precisam de atenção de maneiras diferentes e a mãe não pode esquecer do seu lado mulher. Conversamos com a psicóloga Michele Leal Lemos para entender melhor este momento e como ela pode cuidar de si e de sua autoestima.

Letsfamily: A mulher vira mãe e pronto?

Hoje em dia, vemos muitas mulheres que sentem a gravidez sem grandes mudanças na rotina, continuando ativas no trabalho e na vida sexual com o marido.  A grande mudança mesmo ocorre após o parto... Um choque de emoções indescritíveis quando você tem seu filho no colo pela primeira vez, quando ele começa a sugar o seio e a grande mágica acontece: você agora é mãe!

Mas será tão simples assim? Acredito que não. A maternidade não vem num pacote pronto, não há um instinto materno, mas há uma construção da identidade da mãe. Ser mãe é um processo de tornar-se, de apropriar-se aos poucos daquela imensa novidade de ter diante de si aquele ser pequenino que depende tanto de você para existir. É uma grande responsabilidade e a mulher precisará de muito apoio nessa nova fase de sua vida.

  • Letsfamily: Como a mulher pode cuidar de si nesse momento em que tem que se dedicar tão intensamente ao bebê recém-nascido?

Cada mulher irá criar seu modo de lidar com a maternidade e com as decisões que ela implica na sua existência. Aqui não queremos dar respostas prontas, mas levar a reflexões. As primeiras duas semanas após o nascimento de um filho costumam ser as mais difíceis, pois começa um processo de adaptação à nova rotina. Muitos recomendam que a mãe fique de pijama ou camisola nesse período e não receba muitas visitas para não atrapalhar a construção desse vínculo com o bebê. É possível que ela se esqueça até de ir ao banheiro fazer xixi, mas é importante que se lembre de beber água e se alimentar bem para auxiliar no processo da amamentação, que pode ser dolorido nesse momento inicial, mas posteriormente ficará bem mais tranquilo.

  • Letsfamily: Depois do primeiro mês, o que a mulher pode fazer para si?

Após o primeiro mês, após a quarentena a mulher e o marido podem estar mais acostumados com a nova rotina, mais seguros e confiantes como pais. Que o casal possa manter o diálogo e construir juntos seu tempo de retomar suas atividades sexuais, seus momentos de intimidade.

Nesse período, a mulher pode sentir mais vontade de ter um momento só seu, de dar uma respirada um pouco afastada da rotina exaustiva de mãe. Quem sabe navegar um pouco na internet, mandar e-mails pra amigas, ou mesmo ligar pra uma pessoa querida e conversar sobre esse novo momento de sua vida? Dar um passeio no parque, caminhar com o bebê no carrinho, deitar na grama, celebrar essa grande conquista de ter gerado uma nova vida? Dar uma volta no shopping, se presentear com aquela roupa que a deixa sensual e que a lembra que ainda há a mulher para além da maternidade? Dar um pulo no salão, fazer as unhas, cabelos, voltar a ter tempo de se olhar no espelho? Fazer massagens em seu corpo com aquele óleo perfumado? Ouvir aquela música especial, ler um trecho de um livro que curte? Fazer um jantar especial pro maridão para agradecer a paciência diante do turbilhão de emoções que você tem passado?

  • Letsfamily: Quais são os cuidados em que a mamãe deve ter relação às emoções e aos sentimentos?

Mas precisamos questionar esse imaginário que se cria ao redor das celebridades que se tornam mães e no mês seguinte já estão retomando a carreira, retomando a rotina de ginásticas, como se nada mudasse. A cultura de hoje nos leva a um imediatismo exagerado e esquecemos que para boa parte das coisas da vida precisamos de algo muito precioso: tempo. Tempo para assimilar as mudanças, tempo para se adaptar a nova rotina, tempo para buscar dentro de si suas próprias dicas de como aproveitar seu tempo de lazer, de distração e retomar com novas forças a rotina intensa que é ser mãe. Cada uma descobrirá o seu tempo de ir aos poucos construindo novos momentos para si para voltar com mais energia para as exigências da maternidade.

Assuntos relacionados: 1 e 2 Semana, 3 e 4 Semana, 5 e 6 Semana, 7 e 8 semana, Autoestima, Bebê, Desenvolvimento, Parto, Pós-Parto