Shantala – A arte da massagem em bebês

O toque na pele do bebê é muito especial

ShantalaA técnica indiana pode ser aplicada em bebês a partir de um mês e traz muitos benefícios.

A Shantala é uma deliciosa maneira de aproximar ainda mais a mãe do bebê! A massagem relaxa o bebê, além do contato mãe e filho. Leia mais e saiba como fazer com a LetsFamily.

O toque na pele do bebê é muito especial, traz conforto, segurança, amor e os melhores sentimentos. A Shantala é uma prática que envolve o bebê e sua mãe ou pai, ou um cuidador, um momento de dedicação e troca.

Surgiu na Índia, foi trazida para o Ocidente e hoje é realizada com diversas finalidades: vínculo, relaxamento, sensação de bem-estar, proteção e demonstração de amor

A massagem deve ser aplicada todos os dias no mesmo horário, preferivelmente ao anoitecer, e é preciso que ela faça parte de uma rotina. Depois da “sessão”, o bebê toma um banho gostoso e embala seu sono.

O óleo a ser usado é o vegetal, pode ser de amêndoas ou camomila. Ele deve estar morno e passar pelas mãos do massageador antes do toque. É preciso criar um ambiente favorável para os dois, deitar o bebê em seu colo com uma toalha, caso ele esvazie a bexiga.

É muito importante estar com os pensamentos direcionados para a prática, disposto para viver o momento, prestando atenção no bebê, com olhos nos olhos e muito amor!

A massagem acontece desta forma:

1- Primeiro o peito.

2- O braço e a mão. Repita com o outro braço e a outra mão.

3- A barriga.

4- A perna e o pé. Repita com a outra perna e o outro pé.

5- As costas. A criança fica na sua transversal e deve olhar para esquerda. São três tempos.

6- O rosto, a base do nariz e depois as comissuras do nariz.

7- Os dois braços.

8- Um braço e uma perna.

9- Padmasana (o lótus).

10- Um banho delicioso!

Retirado do livro Shantala: uma arte tradicional: massagem para bebês, de Frédérick Leboyer.

Separamos esse vídeo para vocês que explicará essa técnica Shantala no bebê:

Manual do Bebê é um guia completo com todas as informações sobre os 12 primeiros meses da pessoa mais importante da sua vida!

Assuntos relacionados: 1 e 2 Semana, 11 e 12 semana, 13 e 14 semana, 15 e 16 semana, 3 e 4 Semana, 5 e 6 Semana, 7 e 8 semana, 9 e 10 semana, Bebê, Cuidados, massagem