Cuidados na gravidez

126c50eac83843176cde5945f04ae38cea7bd333_primaryVocê acha que ser mãe é um motivo para não prestar atenção em si mesma? Então, está enganada! Gestantes e mães devem ficar ligadas em relação a alguns cuidados e nem todos são questões de beleza e vaidade, mas de saúde e prevenção.

Durante a gestação e o aleitamento, o bebê consome muitas das suas vitaminas, grande parte da sua energia e algumas vezes o corpo não consegue compensar as perdas. Então, os reflexos são sentidos por você, com queda de cabelo, manchas na pele, estrias, vasinhos e até varizes.

Lembre-se: A alimentação saudável precisa ser uma das prioridades de qualquer gestante e praticada do primeiro ao último dia e depois do nascimento do bebê. Esta prática pode prevenir doenças, desconfortos e ajudar no bem-estar da mamãe.

Os exercícios físicos também são ótimos, desde que recomendados pelos médicos. No período da gestação melhoram a circulação e do aleitamento, a perder peso, por exemplo.

Confira algumas dicas para se cuidar e soluções que podem lhe ajudar.

Na pele

Quando você menos espera, a sua barriga esticou e o bebê não para de se mexer. É um momento mágico e fascinante, mas podem surgir as famosas estrias, que são facilmente evitadas com aplicação diária de cremes. Basta consultar seu médico e pedir uma indicação. Existem produtos mais conhecidos e aqueles feitos em farmácia de manipulação.

Não deixe de cuidar da pele e de seu rosto também. Manchas podem aparecer durante a gestação por conta das variações hormonais. Como alguns cosméticos e tratamentos são controlados para as gestantes e lactantes, é melhor consultar um dermatologista. Os filtros solares são ótimos para evitar o aumento das manchas e prevenir o aparecimento de outras, também causadas pelo Sol.

O cabelo

As quedas de cabelo também podem aumentar durante a gravidez e após o parto. Muitas mulheres chegam a ter falhas. Mas não se desespere, pois os fios crescem novamente. O ideal neste caso é usar xampus específicos e deixar o couro cabeludo sempre limpo, uma vez que a gordura impede o crescimento de novos fios. Caso as falhas sejam muito aparentes, o uso de lenços, faixas e até tiaras é uma dica!

Invista no visual!

  • Nas estações quente e fria do ano, as grávidas e mamães encontram muitas opções para ficar bem vestidas. As gestantes só não podem usar peças que apertem a sua barriga.
  • Nos dias de calor, abuse das blusas mais largas e coloque um pequeno cinto logo abaixo dos seios. Se você está amamentando, use uma camisa com botões na frente.
  • No frio, as calças de elástico são boas opções para serem usadas com botas e casacos grossos. Por baixo das calças, as gestante podem vestir as meias de compressão e ajudam na circulação.
  • Os acessórios também são ótimas opções e completam o visual. Se você está amamentando, lembre-se de não usar colares grandes e com cores vibrantes, pois podem atrapalhar o bebê, que aprimora a visão após o nascimento.
  • Cuide da sua saúde e da sua aparência, para você se sentir cheia de vida e bonita!
Assuntos relacionados: Cabelo, Corpo e Beleza, Cuidados com Higiene, Gravidez, Pele da Mãe, Semana 1, Semana 17, Semana 18, Semana 19, Semana 2, Semana 20, Semana 3, Semana 36, Semana 37, Semana 38, Semana 39, Semana 4, Semana 40, Semana 5, Semana 6, Semana 7, Semana 8