Ultrassom com Doppler – Exame não Invasivo na Gravidez

O Ultrassom com Doppler é um exame realizado através de ondas sonoras emitidas em uma frequência.

Ultrassom com Doppler

                             

Ultrassom com doppler

O Ultrassom com Doppler é um dos exames mais conhecidos da gravidez e um dos mais esperados. Saiba o que pode ser identificado através desse ultrassom para te deixar tranquila até o momento do parto.

O que é o Ultrassom com Doppler?

O Ultrassom com Doppler é um exame realizado através de ondas sonoras emitidas em uma frequência regular que, ao encontrar bases sólidas, se transformam em imagens que indicam o que está acontecendo durante o crescimento do bebê.

O Ultrassom com Doppler, que possui uma coloração virtual, representa o fluxo de sangue entre o bebê e a placenta e também examina o corpo do feto, além da oxigenação e batimentos cardíacos.

Como o exame é feito?

Esse exame não invasivo é extremamente seguro e costuma acontecer entre a 26ª e 38ª semanas, próximo ao fim da gestação.

Através dele pode-se analisar a placenta e também descobrir se o bebê possui alguma deficiência de nutrição.

Ele é realizado como o ultrassom comum: através do abdome com aplicação de uma quantidade de gel sobre a pele. O médico examina a área desejada por meio de um transdutor que vai deslizar sobre a barriga da mamãe para encontrar o bebê.

Pode haver uma leve pressão para que o obstetra alcance mais nitidez ao visualizar algum órgão ou estrutura dentro da barriga.

O bebê pode estar em movimento, o que exige mais esforço para encontro das imagens. Mesmo que haja um pequeno desconforto, não é prejudicial para a gravidez.

O ultrassom pode durar de 30 a 60 minutos.

O que ele pode diagnosticar?

O Ultrassom com doppler pode indicar conclusões sobre condições de deficiências agudas ou crônicas da nutrição do feto e função da placenta.

Inicialmente, o Ultrassom com Doppler analisa o crescimento da criança.

Casos de bebê pequeno para idade gestacional (PIG), devido a falta de nutrientes presentes na placenta, podem ser identificados através do exame e receber tratamento especifico quando o diagnóstico é feito precocemente.

Esse tipo de ultrassom também pode identificar problemas de saúde na mãe que acontecem durante a gravidez, como: alta pressão sanguínea, diabetes ou infecções.

No caso das mamães com pressão alta já diagnosticada ou suspeita de pré-eclâmpsia, o exame se torna obrigatório durante a gravidez para análise das artérias uterinas.

A quantidade de líquido amniótico e o amadurecimento da placenta também são pontos analisados através do Ultrassom com Doppler.

Em seguida, os médicos medem o fluxo sanguíneo nos vasos do bebê na aorta, vasos cerebrais, cordão umbilical e o comportamento da circulação nos vasos do útero.

Veja o que mais o Ultrassom com Doppler pode identificar:

  • Parto prematuro na gestação anterior;
  • Suspeita de enfermidade ou má formação do bebê;
  • Situações de frequência cardíaca fetal anormal;
  • Incompatibilidade de grupos sanguíneos;
  • Suspeita de crescimento reduzido ou interrupção do crescimento do bebê;
  • Quantidade reduzida de líquido amniótico;
  • Suspeita de defeito do coração/enfermidades do coração;
  • Gestações de múltiplos
  • Restrição de crescimento por baixo fluxo sanguíneo
  • Boa formação dos órgãos internos da criança
  • Possíveis problemas com a placenta e suas artérias

Quanto custa?

O Ultrassom com Doppler pode custar um pouco mais que o ultrassom convencional, conhecido como 2D, mas pode ser encontrado pelo valor inferior ao ultrassom 4D.

A variação de preços é grande dependendo da localização, podendo chegar a R$ 500,00.

O exame está presente na cobertura da maior parte dos planos de saúde disponíveis e também é acessível pelo SUS.

Esse exame é essencial para a tranquilidade da mamãe durante a gravidez e, no caso de algum diagnóstico, ainda buscar um tratamento para excelentes resultados. É possível identificar em tempo hábil situações nas quais será necessário tratamento ou até mesmo antecipação do parto.

Não deixe de fazer o Ultrassom com Doppler durante o seu pré-natal. É para sua saúde e do seu bebê!

 

" Baixe nosso Manual da Grávida e tenha com você sempre que precisar essas e muitas outras informações essenciais para sua gestação! "

Assuntos relacionados: Bebê, Exames, Gravidez, Líquido Amniótico, Saúde, Ultrassom com Doppler, Ultrassonografia, Ultrassonografia Doppler