Exames pré-natal

EXAMES PRÉ NATALUm pequeno traço azul na fita de teste traz a certeza: você está grávida. É fascinante que uma pequena haste plástica possa despertar tantos sentimentos.

Acabou o tempo em que a mulher se surpreendia somente no quarto mês de gestação, porque sua barriga crescia repentinamente. O teste de gravidez de farmácia traz a certeza, a partir do primeiro dia da ausência da menstruação.

O sistema é bem simples. Os testes rápidos detectam a presença do hormônio da gravidez HCG (gonadotrofina coriônica humana) em sua urina.

No caso de uma mulher saudável, este hormônio estará presente somente se ela estiver grávida. Alguns dias após a fecundação do óvulo pelo espermatozóide, com a placenta em formação, começa a produção de HCG. O lado bom do teste é que dá para usá-lo em casa, confortavelmente, e, também, eles são seguros em 99% dos casos. Apesar disso, muitas mulheres adquirem um segundo após um primeiro teste positivo: para garantia.

Quando o seu teste apresentar um resultado realmente positivo, você deve agendar, o mais rápido possível, uma consulta com seu obstetra. Com o médico, a gravidez será confirmada por ultrassom ou por exame de toque para verificar o útero. Além disso, o seu médico dará dicas de como lidar com seu corpo durante a gravidez.

Prevenção

Nos primeiros meses da gestação é feita uma consulta com seu médico a cada quatro semanas (com frequência maior em casos de gravidez de risco). Esse ritmo é aumentado no final da gravidez, inicialmente a cada duas semanas e, finalmente, para um ritmo semanal. Caso o prazo calculado de nascimento seja excedido, seu obstetra poderá pedir outros exames para acompanhar o bem-estar do bebê. Em cada um desses exames, é apalpada a altura de seu útero, é medida sua pressão sanguínea e você será pesada. No final da gravidez, além disso, é verificado se seu colo uterino ainda está fechado. Caso tenha perguntas ou se algo não estiver claro, peça esclarecimentos ao seu médico.

Exames Pré-Natal:

Exame de sangue
Cardiotocografia
Exame de urina
Exames de ultrassonografia
Resultado da data do parto

Assuntos relacionados: Cardiotocografia, Data do Parto, Exame de Sangue, Exame de urina, Exames, Exames Pré-Natal, Gravidez, Saúde, Semana 32, Semana 33, Semana 34, Semana 35, Semana 36, Semana 37, Semana 38, Ultrassonografia