Estrias na gravidez

ESTRIAS NA GRAVIDEZJá que o perímetro da barriga aumenta consideravelmente durante a gestação, os tecidos se dilatam mais e mais, acarretando, em algumas mulheres, estrias.

Primeiro elas aparecem vermelho-azuladas, no tecido do baixo-ventre, na barriga, peitos, quadris, nádegas ou coxas.

Acontecem com mais frequência em mulheres com tecido conjuntivo fraco, que esperam uma criança grande ou múltiplos.

Após o parto, essas estrias de gravidez regridem, porém permanecem linhas apagadas.

Alimentação

  • Alimentação rica em albumina que contenha muita vitamina C (frutas e verduras frescas) e pró-vitamina A (queijos, ovos, cenouras, brócolis) ajudam na capacidade de dilatação de seus tecidos.

Remédios caseiros

  • Preocupe-se com uma boa irrigação sanguínea, ela é responsável pela elasticidade dos tecidos logo abaixo da pele. Afinal, o que rompe não é a pele, mas sim os tecidos subdérmicos. Aplique diariamente um hidratante indicado para gestantes que deixe a pele bem nutrida.
  • Massageie sua barriga, as nádegas e as coxas regularmente com óleo de massagem estimulante da circulação (pode ser encontrado em farmácia).
  • Faça massagem com escova seca: passe uma escova macia ou uma luva de massagem em pequenos círculos sobre sua barriga. Mas cuidado, movimentos circulares amplos sobre a barriga superior podem agir de forma a despertar contrações!

Prevenção

  • Você pode estimular sua circulação por meio de ginástica, natação e duchas alternadas (morno/frio). Além disso, você deve começar logo com massagens na barriga e no peito.

Se a barriga coçar, você deve fazer massagem para uma boa circulação do tecido subcutâneo, pois aqui se aplica a sabedoria popular: primeiro coça, depois rompe! Em seguida, passe bastante creme na pele. Após o parto, massagens diárias na barriga e exercícios regulares (principalmente entre a 3ª semana e o 3º mês) contribuem para que as estrias regridam.

Assuntos relacionados: Corpo e Beleza, Desconforto, Estrias, Gravidez, Saúde, Semana 1, Semana 10, Semana 11, Semana 12, Semana 13, Semana 14, Semana 15, Semana 16, Semana 2, Semana 3, Semana 30, Semana 31, Semana 32, Semana 33, Semana 34, Semana 35, Semana 36, Semana 37, Semana 38, Semana 39, Semana 4, Semana 40, Semana 5, Semana 6, Semana 7, Semana 8, Semana 9