Esportes na gravidez

ESPORTES NA GRAVIDEZ'' Conheça os esportes que podem ser praticados durante a gravidez e contribuir para a saúde da mamãe e do bebê. ''

Manter o corpo ativo através de exercícios é essencial em qualquer época da vida. Durante a gravidez, a prática de esportes ajudará no aumento do bem-estar, além de evitar complicações típicas desses nove meses, dando muito mais energia e preparo físico para você.

Mas será que qualquer esporte ou atividade física é indicada na gestação?

Você pode manter sua rotina de exercícios como quando não estava grávida?

É importante ter em mente que nem todas as modalidades esportivas ou de exercícios são indicados durante a gravidez, principalmente os de alto impacto que podem causar sérios problemas se realizados sem supervisão médica ou de um profissional.

Se você já pratica alguma atividade habitualmente, converse com seu obstetra para saber se há contraindicação, se pode ser realizada normalmente ou apenas ajustar a intensidade e quantidade.

No caso das mamães sedentárias, é ainda mais importante conversar com o médico sobre o início de algum esporte ou exercícios durante a gravidez. A indicação será para esportes de baixo impacto, mas que contribuam para a saúde do seu corpo e ainda mantenha o bebê seguro.

Os exercícios físicos aumentam a produção de endorfina, o hormônio responsável pelo bem-estar e oxigenação do organismo, que contribui para o sistema imunológico da mamãe e do bebê.

Decidir por uma rotina mais saudável e ativa também vai ajudar a inibir sintomas naturais que aparecem durante a gestação, como dores nas costas e inchaço nas extremidades e articulações. A cada sessão de exercícios ou esporte, você se sentirá muito mais disposta para as atividades do dia a dia e ainda terá um sono mais tranquilo.

Você sentirá a melhora ou ausência dos desconfortos que aparecem durante a gravidez e sua ansiedade também será controlada. Outro ponto a se observar é a respiração. Seu fôlego vai aumentar e você estará mais preparada no momento em que a barriga começar a crescer e o peso que o seu corpo carrega aumentar.

As opções de esportes e atividades são muitas. Descubra quais são as modalidades mais indicadas durante a gravidez para manter o corpo ativo e os nove meses muito mais saudáveis.

Natação

As atividades físicas realizadas na água são as mais indicadas para a gravidez, pois os movimentos têm o impacto amenizado, o que acaba protegendo suas articulações e deixando o corpo relaxado.

A natação é indicada para mulheres que já possuem algum preparo físico por ser um esporte que exige mais do corpo.

Se você não costuma se exercitar com frequência e ainda assim deseja nadar, não tem problema; basta respeitar o seu físico e avançar nos exercícios conforme o corpo ganha agilidade e preparo para o nado.

O esporte requer muito da respiração, o que ajudará no ganho de fôlego para você, mas no início pode ser incômodo. O profissional pode pedir diminuição no ritmo da atividade ou até mesmo mudança do exercício para que sua saúde e a do bebê não sejam prejudicadas.

O ideal é praticar a natação até três vezes na semana com aulas de até 30 minutos.

Hidroginástica

Assim como a natação, é uma das atividades mais indicadas para as mamães durante os nove meses.

A hidroginástica permite o relaxamento do corpo, contribuindo para a diminuição da ansiedade e stress. Todos os membros são movimentados durante a aula e, mesmo assim, o impacto é muito baixo; o que torna mínima as chances de ter alguma lesão.

Os inchaços, comuns durante a gestação, são controlados através dessa atividade devido o aumento da circulação sanguínea.

As aulas são realizadas com água em temperatura ambiente, em torno de 31ºC, que ajudam no relaxamento.

Bicicleta ergométrica

A bicicleta ergométrica é a melhor opção para praticar as pedaladas, pois mantém o corpo muito mais estável e é mais seguro que o uso da bicicleta convencional com riscos de queda.

O ideal é exercitar com encosto para evitar ficar com as costas arqueadas e desencadear dores na lombar.

Não force muito os joelhos durante a atividade, ou seja, nada de flexionar em ângulos muito fechados para não dobrar tanto as pernas.

Yoga

Excelente atividade para relaxamento e flexibilidade do corpo, a yoga contribui para tonificação dos músculos, respiração e circulação sanguínea.

Além de trazer melhorias para o corpo, os exercícios dessa modalidade ajudam no combate ao stress e ansiedade, fatores sempre presentes durante a gravidez.

Os exercícios são de baixo impacto, mas com resultados impressionantes; a atividade é uma das mais indicadas para gestantes, pois a flexibilidade adquirida deixa o físico mais preparado para o avanço da gravidez.

A diminuição no inchaço das extremidades e articulações são resultados encontrados através dos exercícios da yoga, bem como eliminação das dores nas costas e lombar.

Pilates

Assim como a yoga, pilates é uma das atividades com maior potencial para as necessidades da gestante. Também com baixo impacto, permite que todos os músculos do corpo sejam trabalhados e tonificados durante os exercícios.

A respiração também é um dos pontos bem trabalhados nas atividades, o que aumenta a capacidade de fôlego da mamãe.

O pilates prepara o corpo, através dos músculos, fazendo com que seu corpo esteja melhor preparado para o recebimento de mais peso, conforme o crescimento do bebê. Essa preparação afasta dores típicas, como as das costas, e ainda dão mais energia para as tarefas do dia a dia.

As atividades e movimentos são adaptados para a gestante, portanto, procure um estúdio preparado para te receber com o acompanhamento de um profissional.

Caminhadas

A caminhada é uma excelente forma de começar os seus exercícios durante a gravidez. Você vai estimular a circulação sanguínea do corpo e ainda melhorar seus condicionamento cardiovascular.

O exercício deve ser feito de acordo com os limites do seu corpo e de forma tranquila. Evite horários quando as temperaturas estão muito altas para que não haja um desgaste desnecessário e maiores complicações.

Use roupas e tênis confortáveis para que seja uma atividade prazerosa e faça a caminhada no seu ritmo.

Caso decida fazer os exercícios na esteira, verifique se o aparelho é confortavelmente espaçoso para você e se consegue se manter equilibrada para que não haja grandes riscos de queda.

Faça a atividade até três vezes por semana caminhando de 30 a 40 minutos. Lembre-se que a caminhada pode ser somada a algum outro esporte ou exercício que você goste de fazer.

Corridas leves

Se você já é uma amante das corridas, não precisará se desfazer do esporte na gravidez.

A corrida pode ser mantida desde que não seja tão intensa e respeite sua pressão arterial, já que a frequência cardíaca sempre é elevada durante a atividade.

O recomendado é que a corrida seja praticada até o primeiro trimestre da gestação, pois, com a barriga crescendo, ficará mais difícil o ganho de velocidade, além de ser incômodo para a mamãe.

Sua coluna também passa por mudanças para adaptar o espaço no corpo para o crescimento do bebê, então isso pode atrapalhar a corrida. Enquanto seu físico, no início da gravidez, ainda não apresenta tantas mudanças, continue seus exercícios e depois converse com o médico para saber o que pode substituir seu esporte durante o fim da gestação.

Manter o corpo saudável e ativo durante a gravidez ficou mais tranquilo, não é?

Lembre-se que cada gestação é especial a sua maneira, portanto, se sentir dificuldades na prática de algum esporte ou atividade ou um cansaço muito grande, converse com seu médico. É importante que as necessidades do corpo sejam respeitadas, afinal, ele está trabalhando por dois agora.

Escolha o melhor esporte para você e tenha dias mais leves e muito mais saúde para você e para o bebê!

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