Esportes na gravidez

ESPORTES NA GRAVIDEZ'' ConheA�a os esportes que podem ser praticados durante a gravidez e contribuir para a saA?de da mamA?e e do bebA?. ''

Manter o corpo ativo atravA�s de exercA�cios A� essencial em qualquer A�poca da vida. Durante a gravidez, a prA?tica de esportes ajudarA? no aumento do bem-estar, alA�m de evitar complicaA�A�es tA�picas desses nove meses, dando muito mais energia e preparo fA�sico para vocA?.

Mas serA? que qualquer esporte ou atividade fA�sica A� indicada na gestaA�A?o?

VocA? pode manter sua rotina de exercA�cios como quando nA?o estava grA?vida?

A� importante ter em mente que nem todas as modalidades esportivas ou de exercA�cios sA?o indicados durante a gravidez, principalmente os de alto impacto que podem causar sA�rios problemas se realizados sem supervisA?o mA�dica ou de um profissional.

Se vocA? jA? pratica alguma atividade habitualmente, converse com seu obstetra para saber se hA? contraindicaA�A?o, se pode ser realizada normalmente ou apenas ajustar a intensidade e quantidade.

No caso das mamA?es sedentA?rias, A� ainda mais importante conversar com o mA�dico sobre o inA�cio de algum esporte ou exercA�cios durante a gravidez. A indicaA�A?o serA? para esportes de baixo impacto, mas que contribuam para a saA?de do seu corpo e ainda mantenha o bebA? seguro.

Os exercA�cios fA�sicos aumentam a produA�A?o de endorfina, o hormA?nio responsA?vel pelo bem-estar e oxigenaA�A?o do organismo, que contribui para o sistema imunolA?gico da mamA?e e do bebA?.

Decidir por uma rotina mais saudA?vel e ativa tambA�m vai ajudar a inibir sintomas naturais que aparecem durante a gestaA�A?o, como dores nas costas e inchaA�o nas extremidades e articulaA�A�es. A cada sessA?o de exercA�cios ou esporte, vocA? se sentirA? muito mais disposta para as atividades do dia a dia e ainda terA? um sono mais tranquilo.

VocA? sentirA? a melhora ou ausA?ncia dos desconfortos que aparecem durante a gravidez e sua ansiedade tambA�m serA? controlada. Outro ponto a se observar A� a respiraA�A?o. Seu fA?lego vai aumentar e vocA? estarA? mais preparada no momento em que a barriga comeA�ar a crescer e o peso que o seu corpo carrega aumentar.

As opA�A�es de esportes e atividades sA?o muitas. Descubra quais sA?o as modalidades mais indicadas durante a gravidez para manter o corpo ativo e os nove meses muito mais saudA?veis.

NataA�A?o

As atividades fA�sicas realizadas na A?gua sA?o as mais indicadas para a gravidez, pois os movimentos tA?m o impacto amenizado, o que acaba protegendo suas articulaA�A�es e deixando o corpo relaxado.

A nataA�A?o A� indicada para mulheres que jA? possuem algum preparo fA�sico por ser um esporte que exige mais do corpo.

Se vocA? nA?o costuma se exercitar com frequA?ncia e ainda assim deseja nadar, nA?o tem problema; basta respeitar o seu fA�sico e avanA�ar nos exercA�cios conforme o corpo ganha agilidade e preparo para o nado.

O esporte requer muito da respiraA�A?o, o que ajudarA? no ganho de fA?lego para vocA?, mas no inA�cio pode ser incA?modo. O profissional pode pedir diminuiA�A?o no ritmo da atividade ou atA� mesmo mudanA�a do exercA�cio para que sua saA?de e a do bebA? nA?o sejam prejudicadas.

O ideal A� praticar a nataA�A?o atA� trA?s vezes na semana com aulas de atA� 30 minutos.

HidroginA?stica

Assim como a nataA�A?o, A� uma das atividades mais indicadas para as mamA?es durante os nove meses.

A hidroginA?stica permite o relaxamento do corpo, contribuindo para a diminuiA�A?o da ansiedade e stress. Todos os membros sA?o movimentados durante a aula e, mesmo assim, o impacto A� muito baixo; o que torna mA�nima as chances de ter alguma lesA?o.

Os inchaA�os, comuns durante a gestaA�A?o, sA?o controlados atravA�s dessa atividade devido o aumento da circulaA�A?o sanguA�nea.

As aulas sA?o realizadas com A?gua em temperatura ambiente, em torno de 31A?C, que ajudam no relaxamento.

Bicicleta ergomA�trica

A bicicleta ergomA�trica A� a melhor opA�A?o para praticar as pedaladas, pois mantA�m o corpo muito mais estA?vel e A� mais seguro que o uso da bicicleta convencional com riscos de queda.

O ideal A� exercitar com encosto para evitar ficar com as costas arqueadas e desencadear dores na lombar.

NA?o force muito os joelhos durante a atividade, ou seja, nada de flexionar em A?ngulos muito fechados para nA?o dobrar tanto as pernas.

Yoga

Excelente atividade para relaxamento e flexibilidade do corpo, a yoga contribui para tonificaA�A?o dos mA?sculos, respiraA�A?o e circulaA�A?o sanguA�nea.

AlA�m de trazer melhorias para o corpo, os exercA�cios dessa modalidade ajudam no combate ao stress e ansiedade, fatores sempre presentes durante a gravidez.

Os exercA�cios sA?o de baixo impacto, mas com resultados impressionantes; a atividade A� uma das mais indicadas para gestantes, pois a flexibilidade adquirida deixa o fA�sico mais preparado para o avanA�o da gravidez.

A diminuiA�A?o no inchaA�o das extremidades e articulaA�A�es sA?o resultados encontrados atravA�s dos exercA�cios da yoga, bem como eliminaA�A?o das dores nas costas e lombar.

Pilates

Assim como a yoga, pilates A� uma das atividades com maior potencial para as necessidades da gestante. TambA�m com baixo impacto, permite que todos os mA?sculos do corpo sejam trabalhados e tonificados durante os exercA�cios.

A respiraA�A?o tambA�m A� um dos pontos bem trabalhados nas atividades, o que aumenta a capacidade de fA?lego da mamA?e.

O pilates prepara o corpo, atravA�s dos mA?sculos, fazendo com que seu corpo esteja melhor preparado para o recebimento de mais peso, conforme o crescimento do bebA?. Essa preparaA�A?o afasta dores tA�picas, como as das costas, e ainda dA?o mais energia para as tarefas do dia a dia.

As atividades e movimentos sA?o adaptados para a gestante, portanto, procure um estA?dio preparado para te receber com o acompanhamento de um profissional.

Caminhadas

A caminhada A� uma excelente forma de comeA�ar os seus exercA�cios durante a gravidez. VocA? vai estimular a circulaA�A?o sanguA�nea do corpo e ainda melhorar seus condicionamento cardiovascular.

O exercA�cio deve ser feito de acordo com os limites do seu corpo e de forma tranquila. Evite horA?rios quando as temperaturas estA?o muito altas para que nA?o haja um desgaste desnecessA?rio e maiores complicaA�A�es.

Use roupas e tA?nis confortA?veis para que seja uma atividade prazerosa e faA�a a caminhada no seu ritmo.

Caso decida fazer os exercA�cios na esteira, verifique se o aparelho A� confortavelmente espaA�oso para vocA? e se consegue se manter equilibrada para que nA?o haja grandes riscos de queda.

FaA�a a atividade atA� trA?s vezes por semana caminhando de 30 a 40 minutos. Lembre-se que a caminhada pode ser somada a algum outro esporte ou exercA�cio que vocA? goste de fazer.

Corridas leves

Se vocA? jA? A� uma amante das corridas, nA?o precisarA? se desfazer do esporte na gravidez.

A corrida pode ser mantida desde que nA?o seja tA?o intensa e respeite sua pressA?o arterial, jA? que a frequA?ncia cardA�aca sempre A� elevada durante a atividade.

O recomendado A� que a corrida seja praticada atA� o primeiro trimestre da gestaA�A?o, pois, com a barriga crescendo, ficarA? mais difA�cil o ganho de velocidade, alA�m de ser incA?modo para a mamA?e.

Sua coluna tambA�m passa por mudanA�as para adaptar o espaA�o no corpo para o crescimento do bebA?, entA?o isso pode atrapalhar a corrida. Enquanto seu fA�sico, no inA�cio da gravidez, ainda nA?o apresenta tantas mudanA�as, continue seus exercA�cios e depois converse com o mA�dico para saber o que pode substituir seu esporte durante o fim da gestaA�A?o.

Manter o corpo saudA?vel e ativo durante a gravidez ficou mais tranquilo, nA?o A�?

Lembre-se que cada gestaA�A?o A� especial a sua maneira, portanto, se sentir dificuldades na prA?tica de algum esporte ou atividade ou um cansaA�o muito grande, converse com seu mA�dico. A� importante que as necessidades do corpo sejam respeitadas, afinal, ele estA? trabalhando por dois agora.

Escolha o melhor esporte para vocA? e tenha dias mais leves e muito mais saA?de para vocA? e para o bebA?!

Assuntos relacionados: Corpo e Beleza, Diabetes Gestacional, Dores Lombares, Esportes, Esportes Inadequados, ExercA�cios, ExercA�cios na Gravidez, Ginástica, Gravidez, NataA�A?o, SaA?de, SaA?de na Gravidez, Semana 1, Semana 10, Semana 11, Semana 12, Semana 13, Semana 14, Semana 15, Semana 16, Semana 17, Semana 18, Semana 19, Semana 2, Semana 3, Semana 4, Semana 5, Semana 6, Semana 7, Semana 8, Semana 9, Yoga