Dores lombares na gravidez

f172a561ff1821483aa66f11d42285f91a66f918_primaryCom os hormônios da gestação, todos os tecidos, inclusive os conjuntivos, e os ligamentos são afrouxados. Com isso, a bacia cede um pouco (para facilitar na hora do parto). Além disso, o ponto de equilíbrio do corpo se desloca cada vez mais devido ao peso crescente do bebê.

Mulheres que tentam compensar o peso da barriga por meio de seus músculos acabam adotando posturas erradas, tipo corcunda. Acupuntura, RPG, shiatsu ou massagens podem diminuir os problemas.

Entretanto, caso você tenha problemas permanentes, fale com o obstetra.

Alimentação

  • É importante ingerir cálcio, magnésio, vitamina C, D, E e vitamina B em quantidades suficientes.

Remédios caseiros

  • Peça para alguém fazer massagens em seus ombros e costas com óleo de massagem.
  • Uma bolsa térmica, uma almofada de sementes aquecidas, um banho morno ou uma ducha morna atuam de forma relaxante nas costas da maioria das mulheres.

Prevenção

  • Alivie suas costas: evite erguer coisas pesadas e ficar muito tempo em pé. Adote uma postura ereta ao sentar, caminhar e parar.
  • Use sapatos confortáveis, como tênis de caminhada e modelos com um pequeno salto de 3 centímetros.
  • Procure erguer as coisas de forma correta: dobre os joelhos e não as costas! Levante-se ereta nos joelhos e erga o peso o mais próximo possível ao corpo.
  • Ao carregar peso, procure distribuí-lo de forma uniforme sobre os dois lados, preferencialmente com uma mochila. Evite totalmente carregar pesos maiores.
  • Exercícios de movimentação, que você pode fazer de vez em quando, também são úteis, por exemplo, giros da bacia, giros lentos da cabeça, giros dos ombros (Saiba sobre o Pilates para dor nas costas na gravidez).
  • Movimentação regular é basicamente importante. Nesse caso, podem ser considerados nado de costas, ioga, tai-chi e ginástica para gestantes.
  • Não durma sobre um colchão excessivamente macio.
  • Para dormir prefira a posição lateral com uma almofada sob a barriga e uma almofada grande ou um cobertor de lã enrolado entre as pernas.

Sente-se sempre que puder sobre uma bola grande de ginástica, para que sua bacia esteja sempre em movimento leve. No caso de problemas agudos, você pode fazer uma movimentação do quadril lentamente para a direita e para a esquerda. Para massagens nos ombros e nas costas, você pode sentar em uma cadeira, colocar uma almofada no encosto e assim se posicionar confortavelmente.

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