Diabetes gestacional

665ecc2ab6c4b8de44a478fe30d14c79bfa751fa_primaryDurante a gestação, o metabolismo do açúcar no sangue da grávida é ligeiramente limitado.

Contudo, se os valores de açúcar atingem níveis muito altos, isso é denominado diabetes gestacional e precisa ser controlado, já que o valor balanceado de açúcar no sangue é importante tanto para a gestante, como para o crescimento e o desenvolvimento do bebê.

Quando isso acontece, a primeira providência indicada pelos médicos é uma dieta alimentar específica, orientada por uma nutricionista.

Na maior parte das vezes, essa adaptação alimentar já traz resultados, mas a gestante precisa continuar a ser monitorada pelo obstetra, que fará uma verificação periódica, talvez até diária, nos valores de açúcar no sangue. Se eles permanecerem altos, apesar da dieta alimentar, eventualmente também deverá ser administrada insulina. Ao contrário do diabetes mellitus comum, o diabetes gestacional se resolve: os valores de açúcar no sangue se normalizam rapidamente após o parto.

Assuntos relacionados: Complicações, Diabetes Gestacional, Doenças, Gravidez, Saúde, Semana 1, Semana 10, Semana 11, Semana 12, Semana 2, Semana 3, Semana 4, Semana 5, Semana 6, Semana 7, Semana 8, Semana 9