Acúmulo de água na gravidez

ACUMULO DE ÁGUA NA GRAVIDEZNaturalmente o corpo armazena água durante a gestação, por isso os tecidos ficam mais elásticos. Edemas, grandes acúmulos de água nos tecidos aparecem quase sempre nas pernas e deixam os tornozelos inchados.

Na maioria das vezes os acúmulos de água aumentam lentamente durante a gestação e são mais intensos à noite do que de manhã, principalmente depois de muito tempo em pé e no calor. Às vezes, os antebraços e mãos incham e formigam e os anéis apertam nos dedos.

Acúmulos de água fazem parte da gravidez e, mesmo se intensos, são inofensivos. Entretanto, como podem ser sintomas de algum distúrbio na gestação, é recomendável esclarecer isso com seu médico, para evitar qualquer problema mais grave. Em conjunto com os edemas, a pré-eclâmpsia também está associada à albumina na urina e à pressão sanguínea alta também está associada à albumina na urina. Possivelmente, isso gera tonturas, dores de cabeça, centelhas nos olhos, zumbido nos ouvidos e/ou dores no abdômen superior.

Durante anos foi recomendada às grávidas uma alimentação com pouco sal e dieta de arroz, porém isso não foi comprovado cientificamente. Novos estudos mostraram, inclusive, que alimentação com pouco sal pode ser prejudicial. Caso os edemas causem desconforto, eles podem ser diminuídos por medidas de eliminação de água, que não é um tratamento para a causa, mas atenua os sintomas.

Alimentação

  • Muito líquido (dois a três litros por dia) estimula o metabolismo e a sua eliminação.
  • Frutas e verduras ajudam a drenar acúmulos de água, principalmente batatas (cozidas com casca), pepinos (maduros, se possível), aipo (principalmente cru), aspargos (não no caso de problemas renais), abacaxi cru.
  • Salgue seus alimentos a gosto e utilize preferencialmente sal que não seja composto apenas por sal de cozinha (sal marinho, sal de rocha, sal do Himalaia).
  • Caso você tenha problemas com edemas e os acúmulos de água devam ser drenados, há duas possibilidades à sua disposição:
  • Dia do arroz: comer somente arroz integral cozido o dia inteiro, no mínimo 250 g – 300 g, com um pouco de salada, ervas frescas ou um pouco de frutas, preferencialmente damascos secos para compensar a eventual perda de potássio.
  • Dia da batata: comer somente batatas cozidas com casca o dia inteiro, com bastante ervas frescas e/ou molho de nabo picante.
  • Vitaminas, principalmente vitamina B6, são muito importantes nesse caso.

Caso seu médico constate que a urina está eliminando albumina, você deve ingerir alimentos ricos em albumina (produtos à base de leite, de soja, ovos, carne, pescados, nozes, vagem).

Remédios caseiros

  • Banhos de banheira, na temperatura de cerca de 37°C (portanto, não quente demais), eventualmente com a adição de sal marinho ou uma essência de banho ajudam muitas mulheres.
  • Contra pernas inchadas, o efeito imediato é um banho para os pés com água salgada.
  • No caso de forte sensação de tensão nas pernas, você deve estimular o refluxo venoso com duchas alternadas diárias ou banhos das pernas e massagem subsequente de baixo para cima, com escova seca e macia ou uma luva de massagem.
  • A drenagem linfática é a melhor opção de massagem para desinchar.

Prevenção

  • Faça exercícios regularmente (caminhar, pedalar, dançar).
  • A natação e longas permanências em água morna fazem fluir o que pode ficar retido.
    * Basicamente, você deve se esforçar para ter um dia regrado, com um equilíbrio saudável entre movimentação e repouso.
Assuntos relacionados: Acúmulo de Água, Desconforto, Esportes, Gravidez, Saúde, Semana 1, Semana 10, Semana 11, Semana 12, Semana 13, Semana 14, Semana 15, Semana 16, Semana 17, Semana 18, Semana 19, Semana 2, Semana 20, Semana 3, Semana 4, Semana 5, Semana 6, Semana 7, Semana 8, Semana 9