49ª e 50ª Semana do seu bebê

Seu filho percebeu que certas ações causam coisas bem definidas.

Active three month baby raised hands up and smiling

Seu filho engatinha eficientemente pela casa ou talvez já tenha até realizado as primeiras tentativas para andar.

Seu bebê…

Seu filho engatinha eficientemente pela casa ou talvez já tenha até realizado as primeiras tentativas para andar. Objetos rolantes que ele acompanha com os olhos e depois tenta alcançar, reforçarão seu desejo por descobertas.

Agora ele também é capaz de se concentrar durante certo tempo em um jogo. O momento ideal, portanto, para olhar livros de imagens simples com ele.

Seu filho percebeu que certas ações causam coisas bem definidas. Assim, ele perceberá rapidamente que os sons alegres da caixa de música sempre soam quando ele aperta um botão especial. Dados que ele pode empilhar ou encaixar incentivam o desenvolvimento de sua capacidade motora. Se há apenas algumas semanas ele não queria soltar algum objeto apanhado, parece que isso agora é um divertimento especial. Role uma bola entre você e o bebê para lá e para cá ou pegue um objeto e deixe-o cair em seguida e peça para seu filho imitá-la.

E você…

Seus momentos livres aumentam; às vezes você até consegue ler um pouco em um livro ou um jornal. Naturalmente você se interessa ainda mais pelo tema crianças e educação. Só que: e se esse artigo no livro aumentar sua insegurança ainda mais? Um aconselha a educação na “linha dura”, o outro acha desnecessário sobrecarregar crianças com limites. O que fazer?

Primeiramente: Tente manter uma visão objetiva (vamos admitir: É difícil) e leia diversas opiniões sobre o tema educação. Finalmente, separe coisas dos diversos artigos que você ache lógicas e corretas. Dessa forma, o conhecimento teórico fica adequado, mas como fica na prática? É onde sempre tudo parece diferente. E certamente você não reage, então, a um acesso de raiva de seu filho conforme o manual, e sim conforme sua intuição! E isso também é importante. Ouça os seus instintos, repense suas reações e, muito importante, permaneça fiel a si mesma. Seu filho percebe quando você se dobra, assim, quanto mais firmes forem seus fundamentos, tanto melhor seu filho também conseguirá avaliá-la e classificar suas reações.

Portanto, não faça nada que não corresponda à sua opinião, assim você também dominará as futuras fases de desafio ou rivalidades entre irmãos com bravura.

Lembrete

Seu filho já come e bebe como “gente grande”, mas qual a melhor água para ele beber? Consulte o teor de nitrato da água. Para poder dá-la a seu filho sem problemas, este deve estar abaixo de 50 mg por litro. Se não for esse o caso, é melhor continuar com a água filtrada, água mineral ou ferver a água da torneira.

Leia também sobre a 47ª e 48 Semanas e 51ª e 52ª Semanas.

manual-do-bebe-2-banner-verde

Assuntos relacionados: 49 e 50 semana, Semana do bebê