Testes de Gravidez e os Primeiros Sintomas

É hora de correr atrás de informações e saber quais são os testes de gravidez mais seguros ou mais indicados em cada situação.

Testes de gravidez

Tudo sobre Testes de Gravidez

Quando a dúvida sobre “estar grávida” aparece, é hora de correr atrás de informações e saber quais são os testes de gravidez mais seguros ou mais indicados em cada situação.

Será que o teste de gravidez de farmácia é mesmo eficaz? É melhor fazer um teste logo no primeiro dia de atraso da menstruação?

Respire fundo e veja todas as informações para este momento de ansiedade e anote as dicas.

O que está diferente?

Você deve estar atenta aos sinais do seu corpo, assim perceberá mudanças, como uma possível gravidez.

Além do atraso menstrual, outros sintomas podem servir como alertas pra o que está acontecendo.

Seus seios podem inchar devido os hormônios que já começam a preparar as mamas para o período de amamentação, e as cólicas também podem ser um sinal. Elas acontecem pela preparação do útero para receber o embrião.

Tudo muito parecido com o período menstrual, não é?

Por isso é tão importante acompanhar seu período de ovulação e observar qualquer mudança.

Você já deve ter visto uma amiga ou parente que começou com muitos enjoos e mais pra frente descobriu a gravidez.

Pois é, as náuseas são provocadas pelas mudanças hormonais e alterações nos sentidos, como paladar e olfato (que geralmente ocasionam os enjoos).

Se você tem sentido dor de cabeça, investigue. Pode ser sinal da gestação!

Se as dores de cabeça estão em sua rotina por causa de uma alergia ou cansaço, observe se a intensidade ou quantidade de vezes que ela acontece mudou.

Desmaios e tonturas também podem acontecer, pois a quantidade de sangue correndo pelo organismo aumenta e isso interfere em seu equilíbrio e bem estar.

Todos os sintomas parecem muito sutis, mas pode ser apenas um dos sinais que vai te deixar em estado de alerta e procurar saber o que está acontecendo.

Os sintomas não acontecem todos de uma vez nem um após ao outro como na evolução da gestação. Isso irá depender de cada mulher e seu organismo.

Pode ser que você não sinta nenhuma mudança e perceba apenas o atraso menstrual ou você pode sofrer de cólicas que nunca sentiu em nenhuma TPM até então.

O importante é buscar mais informações para qualquer novidade em seu corpo ou estado de saúde.

Se você utiliza algum método contraceptivo, como DIU, anticoncepcional e camisinha, também deve verificar os sintomas, pois nenhum dos métodos é 100% eficaz! Portanto, se estiver na dúvida é melhor fazer um teste!

As opções para testes de gravidez confiáveis são o de farmácia e o de sangue. Já conhece e sabe como eles funcionam? Veja os detalhes de cada um.

Teste de Gravidez de Farmácia

O teste de gravidez de farmácia adquirido nas drogarias é feito através da urina, onde é examinado a quantidade de hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG) que só está presente no organismo na gravidez (ou casos específicos de tratamento para fertilidade).

O hCG dobra sua quantidade a cada dois ou três dias, então se sua menstruação atrasou e você tem esperado alguns dias antes de fazer o teste pode ser que você tenha mais sucesso no resultado.

O teste de gravidez de farmácia é muito eficaz, portanto, você pode fazer no primeiro dia de atraso do seu período.

O resultado positivo é a sua certeza do início da gestação. O resultado negativo ainda pede um outro exame, pois pode não ter sido detectado hCG suficiente na quantidade de urina exposta ao teste.

Alguns testes de gravidez mais sensíveis podem detectar a gravidez antes mesmo do atraso da menstruação.

Mas alguém faz o teste sem o atraso?

Sim!

As mulheres sabem quando tem algo acontecendo, mesmo sem tantas evidências ou sintomas.

A coleta nos testes de gravidez de farmácia podem variar de marca para marca. Existe a opção de urinar diretamente na fita ou ter um potinho para a urina e uma fita separada que entrará em contato com a coleta ou até mesmo com conta gotas.

Mesmo tendo variações de coleta, é um exame muito simples e todas as marcas se preocupam em trazer as instruções necessárias para deixar você confortável e confiante em realizar o teste sozinha.

O indicado é que seja feito de 2 a 5 dias após o atraso da menstruação, mas como já comentamos, alguns testes são mais sensíveis e conseguem detectar o hCG na urina antes mesmo do atraso ou em baixa concentração.

Seu ciclo menstrual não é regular, mas quer fazer um teste?

Calcule o período mais longo do seu ciclo para ver se realmente existe um atraso “anormal” na sua conta. Se você costuma ter um intervalo de 20 a 30 dias entre uma menstruação e outra, leve em consideração o período mais longo de 30 dias.

Se ainda não tiver certeza, converse com seu ginecologista.

A primeira urina do dia também é a mais indicada para esse teste por ter a maior concentração de hormônios. A chance de um resultado certeiro aumenta!

Se você está tomando alguma medicação, leia a bula do teste de gravidez e veja se os componentes do seu remédio podem interferir no resultado.

É importante ressaltar que não existem contraindicações para esse tipo de teste.

Exame de Sangue (Exame Beta hCG)

Uma das principais perguntas das mulheres é se o teste de farmácia de gravidez substitui o exame de sangue.

O teste de farmácia te dá o ‘sim’ ou o ‘não’, mas o exame de sangue, além de indicar se existe mesmo uma gravidez começando, te diz quanto do hormônio hCG está presente em seu organismo e pode, assim, dar muitas outras informações através da análise do seu médico.

Já sabemos que, se o teste de farmácia der positivo você deve correr pro ginecologista para confirmar através do exame de sangue, mas se der negativo você deve fazer também para ter certeza do resultado.

O exame de sangue dará resultados quantitativos e qualitativos.

O quantitativo resulta na concentração do hCG no organismo.

O qualitativo é o que informa se você está grávida.

Considera-se que existe uma gestação quando a mulher apresenta no mínimo  25 IU/l de hCG em seu sangue.

Com o sangue é possível detectar hCG em quantidades 20 vezes menores que as detectadas na urina através do teste de farmácia.

Antes de o hormônio da gravidez estar presente em sua urina, ele já aparecerá pelo sangue, por isso o resultado positivo pode ser alcançado dias antes do resultado do teste de farmácia.

O ideal é que você converse antes com seu médico para que ele solicite o exame de sangue. O resultado nesse exame pode ser alcançado 12 dias depois da ovulação, ou seja, de 1 a 6 dias antes do atraso da sua menstruação.

Se o exame for realizado a partir do primeiro dia de atraso menstrual, a chance do resultado dar positivo é praticamente 100%, mas se der negativo dificilmente estará errado.

Às vezes, por alterações hormonais, o resultado pode estar errado. Por isso não deixe de informar seu médico sobre seu ciclo menstrual e mudanças que podem ter acontecido para que ele te indique um novo exame o analise seu quadro.

Se o resultado for negativo, mas você ainda estiver em dúvida, pode realizar um novo exame dentro de 5 dias.

Se sua menstruação está atrasada ou você sente um dos sintomas que indicamos, converse com seu médico e faça um dos testes de gravidez. Vamos torcer para você ter o melhor dos resultados!

E se você quer saber o que mais pode acontecer durante 9 meses, baixe nosso Manual da Grávida! É o guia completo para você e o bebê.

Assuntos relacionados: Exames Pré-Natal, Gravidez