Planejamento da Gravidez

O sonho de ser mãe está presente na vida de muitas mulheres e casais.

126c50eac83843176cde5945f04ae38cea7bd333_primaryUmas optam por uma gravidez planejada e outras simplesmente descobrem que serão mães. Leia sobre seu período fértil, sintomas da gravidez e como descobrir que está grávida.

Período fértil

É interessante que a futura mamãe tenha conhecimento dos dias do mês em que estará fértil, ou seja, com o corpo preparado para engravidar.

Este cálculo pode ser feito pelo seu médico e em sites especializados. Lembrando que cada mulher possui o seu período fértil, que varia conforme o ciclo menstrual.

Feitas as contas, uma relação sem preservativo neste período envolve chances de engravidar. Mas não é regra, pois mudanças hormonais acontecem no corpo, assim como a influência do estado emocional da mulher.

Primeiros sintomas

Também não existem regras de quais e quando os sintomas começarão a se manifestar no corpo da gestante. Normalmente, os primeiros sintomas são enjoos matinais, vômitos, tonturas, dores de cabeça e costumam desaparecer no segundo trimestre da gestação.

Os três primeiros meses são mais delicados e o risco de perda do bebê é maior. Por isso devem ser levados com bastante cuidado. Mesmo com mal-estar, a mulher precisa se alimentar bem, muitas vezes não é permitido praticar exercícios físicos e em hipótese alguma pode ingerir bebida alcoólica ou fumar.

Como saber se estou grávida?

Com a menstruação atrasada apenas alguns dias já é possível realizar exames que detectam o hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG), produzido pelo corpo durante a gravidez.

Existem dois tipos de exame: o de sangue e o de urina. Os testes de farmácia devem ser feitos com a primeira urina do dia, quando pressupõe-se que o hormônio estará mais concentrado. Já o de sangue é mais preciso e além de detectar se o hormônio está presente no corpo da mulher, ele indica a quantidade que existe. Solicite ao seu médico o pedido de exame para que você o realize após o atraso da menstruação.

Vale lembrar que a gestação é um momento especial da vida da mulher e do casal, por isso precisa ser valorizado e vivido com tranquilidade e muito amor.

Assuntos relacionados: Desenvolvimento da Gravidez, Semana 5 e 6