38ª Semana de Gestação

Esta fase da gravidez é igualmente cansativa para o corpo e o espírito.

35 semanas

Sua barriga...

Seu filho está pronto para nascer agora.

O verniz caseoso e a lanugem praticamente desapareceram, todos os órgãos estão funcionais e ele tem camadas suficientes de gordura para abandonar o calor do ventre materno e resistir ao frio da sala de partos.

Os ossos da cabeça ainda não estão firmemente ligados entre si, por isso a cabeça ainda é maleável e pode se adaptar à sua bacia durante o parto.

As lacunas dos ossos, que aliás só fecharão durante o primeiro ano de vida de seu filho, são chamadas de fontanelas.

Seu bebê já está pesando praticamente três quilos.

A quantidade de líquido amniótico já atingiu seu valor máximo de um litro, a partir de agora diminui quanto mais seu bebê crescer.

E você...

Esta fase da gravidez é igualmente cansativa para o corpo e o espírito.

Seu corpo está sob uma carga intensa, os tendões e ligamentos relaxam em preparação para o nascimento, o que pode causar dores nas costas.

Atente obrigatoriamente para sua postura e relaxamento. Uma banheira quente, uma massagem ou alguns exercícios leves sobre uma bola de ginástica podem ajudar.

Seu útero pesa agora vinte vezes do peso da condição de não-grávida, além do peso do seu bebê mais o líquido amniótico e naturalmente os acúmulos de água em seu corpo.

Emocionalmente, tudo gira em torno do nascimento. Você faz sempre as mesmas perguntas:

- Qual é a sensação das contrações?
- Quando vai começar?
- Quanto vai demorar?
- O que acontece em partos com ventosas extratoras ou fórceps?
- Preciso de um corte de períneo?
- O que acontece se a bolsa amniótica romper prematuramente?
- Devo tomar analgésicos?

Deixe que os temores se manifestem, mas não se desespere. É melhor distrair-se do que ficar tensa, pois no parto se trata antes de tudo de soltar e abrir-se.

Lembrete

Você já sabe se, além de você que estará de licença-maternidade, seu parceiro tem interesse em deixar temporariamente trabalho e assumir os cuidados com seu filho?

Aproveite esta última semana para esclarecer esse tipo de coisas.

Você já pode pedir e preencher o requerimento do auxílio-maternidade, assim a burocracia já estará resolvida antes do parto.

Se você já tiver filhos, você deve providenciar alguém para cuidar dele(s) no máximo agora.

Pergunte a alguma vizinha ou à querida vovó, o importante é que você explique a seu filho(s) sobre quem cuidará dele(s) e que você voltará dentro de poucos dias.

O período do parto é um acontecimento muito marcante não só para você, mas também para as crianças, no qual elas precisam de acompanhamento e ajuda.

Leia também sobre a 37ª Semana de Gestação e 39ª Semana de Gestação.

manual-da-gravida-banner-laranja

Assuntos relacionados: Semana 38, Semana da Gravidez