33ª Semana de gestação

Agora faltam oito semanas até a data de parto calculada.

33 Semanas de GestaçãoAgora faltam oito semanas até a data de parto calculada.

Sua barriga...

Seu bebê perde agora a lanugem do corpo, ela somente pode ser vista em alguns pontos do corpo, uma vez que seu bebê pode renunciar a essa proteção contra o frio após o nascimento. Mesmo assim, seu bebê ainda não está completamente "pronto".

Ele precisa continuar a exercitar “como mamar” para poder beber bem no peito depois do nascimento. Como isso ainda seria problemático no momento, um bebê que venha ao mundo antes de completada a 37ª semana ainda é considerado como prematuro. Enquanto as unhas dos pés ainda precisam de algumas semanas até que alcancem a ponta dos dedos, as unhas dos dedos das mãos já estão totalmente formadas. Alguns bebês nascem com unhas tão compridas que precisam usar luvas no começo para não se arranharem.

E você...

Sua barriga fica mais redonda, sua vida pelo menos vista fisicamente se torna mais cansativa. Ao sair do carro você tem que tomar impulso para lançar seu corpo e a barriga para fora, você mal consegue colocar as suas meias sem ajuda, e de noite quase não encontra uma posição confortável para dormir. Todos estes são típicos incômodos de fim de gravidez, que não devem, porém, estragar seu humor, afinal esta é uma condição passageira. Agora você presta muita atenção aos movimentos de seu filho. Caso ocorram alterações marcantes, se seu filho de repente não se mexer por um tempo prolongado, apesar de ser muito ativo normalmente, informe obrigatoriamente seu médico. É melhor verificar a condição de seu bebê ”demais” do que “de menos”.

Lembrete

Você deve renunciar a jóias apertadas no momento, como anéis, por exemplo, pois seus dedos provavelmente ficarão mais largos devido ao acúmulo de água. Caso seus sapatos fiquem apertados porque seus pés também ficaram mais largos, opte no verão por sandálias que são naturalmente práticas, e no inverno talvez botas. Seja criativa, não se trata mais de questões de tendências de moda, porém de funcionalidade! Lentamente você também começa a pensar em quais presentes você gostaria de ganhar no nascimento de seu filho. Caso você ainda não tenha adquirido algum item de preço maior, por exemplo, um assento de crianças para o carro ou uma secadora (altamente recomendável para a vida com um lactente!), consiga que seus amigos façam uma vaquinha.

Leia também sobre a 32ª Semana de Gestação e 34ª Semana de Gestação.

manual-da-gravida-banner-laranja

Assuntos relacionados: Semana 33, Semana da Gravidez