31ª Semana de gestação

Uma postura correta agora é altamente importante

Close up of a cute pregnant belly

O cérebro e o sistema nervoso de seu bebê estão completamente desenvolvidos, mesmo se a coordenação de braços e pernas ainda seja difícil.

Sua barriga…

Gradativamente, o útero começa a ficar apertado para o seu bebê. Isto pode levar seu bebê a se mexer mais lentamente e raramente, em compensação isto ocorrerá com uma força bem maior.

O cérebro e o sistema nervoso de seu bebê estão completamente desenvolvidos, mesmo se a coordenação de braços e pernas ainda seja difícil. No pequeno pulmão também se forma o surfactante, ele faz com que seu bebê possa respirar por si só depois do nascimento.

E você…

Uma postura errada da coluna pode causar tensões, que podem causar as dores do sacro, osso da bacia, na parte inferior das costas, na nuca ou na cabeça. Uma postura correta agora é altamente importante, pois a curvatura da coluna se altera durante a gravidez para compensar a carga a mais causada pelo peso adicional. Nesse caso, é bom continuar praticando esportes, ou começar moderadamente uma atividade esportiva, (por exemplo, yoga para grávidas). Especialmente mães que já têm um ou mais filhos maiores, é muito importante moderar as coisas e não carregar nem erguer tanto os outros filhos. Poupe suas forças, suas costas e a musculatura da base da bacia!

Lembrete

Se você faz parte das grávidas que frequentemente sofrem de cãibras na panturrilha, você deve de imediato procurar por um especialista, pois não está claro clinicamente quais são os motivos dessas cãibras. Experimente o método comprovado: Esticar totalmente a perna, puxar a ponta do pé na direção da cabeça- a dor passará rapidamente.

Leia também sobre a 30ª Semana de Gestação e 32ª Semana de Gestação.

manual-da-gravida-banner-laranja

Assuntos relacionados: Semana 31, Semana da Gravidez