28ª Semana de Gestação

A forma de sua barriga já se alterou? Quando seu bebê muda de posição, isto frequentemente é visível.

25 Semana de GestaçãoSua barriga…

A forma de sua barriga já se alterou?

Quando seu bebê muda de posição, isto frequentemente é visível pela forma diferente da barriga.

Agora você sente mais nitidamente os movimentos de seu filho, isto se deve, por um lado, que ele está maior, por outro, que você não produz mais tanto líquido amniótico como há algumas semanas.

Com isto, os chutes e golpes de seu bebê não são mais amortecidos tão bem.

O útero fica cada vez mais apertado para seu bebê, mas ainda há espaço para um ou outro salto.

As unhas dos dedos e dos pés estão claramente visíveis agora. No caso de meninos, os testículos se acomodam na bolsa escrotal.

E você

Seus seios se alteram e se preparam para a amamentação. Provavelmente eles parecem pesados e surgem veias. Em algumas mulheres já ocorre agora a formação do pré-leite (colostro), que alimentará seu bebê nos primeiros dias após o parto até que surja o leite materno maduro.

Além disso, podem ocorrer as primeiras contrações do útero.

Estas podem ser percebidas como a parede da barriga se endurecendo, e, eventualmente rápidas contrações parecidas como as durante a menstruação.

O corpo se prepara desta forma para o parto.

Aliás, se as contrações se manifestarem por um período mais longo ou se ficarem muito intensas, fale sobre isto com seu médico para poder excluir a possibilidade de que já se trate de contrações “reais” de parto.

Algumas mulheres se sentem lisonjeadas quando alguém lhes oferece um assento no ônibus, outras se surpreendem com a delicadeza e pensam “Mas não estou doente!”.

Seja o que for que você sente: Certamente é feito com boas intenções, simplesmente aceite essa possibilidade de alívio.

Lembrete

Se você quiser amamentar seu bebê após o parto, é recomendável informar-se de alguma forma sobre isto.

Muitas mulheres pensam que tudo se ajeita por si só na amamentação. Realmente isso acontece na maioria das vezes, porém é aconselhável se informar antecipadamente com o tema para estar bem preparada após o parto.

Quanto mais você souber sobre posições de amamentação, formas auxiliares para amamentação, grupos de amamentação e problemas de amamentação, tanto mais tranquilamente você poderá começar a alimentação de seu filho após o parto. Converse com outras mães sobre suas experiências.

Leia também sobre a 27ª Semana de Gestação e 29ª Semana de Gestação.

manual-da-gravida-banner-laranja

Assuntos relacionados: Semana 28, Semana da Gravidez