22ª Semana de gestação

Você sente às vezes contrações em sua barriga? Então talvez seu bebê esteja com soluços, o que acontece com frequência.

22 Semanas de Gestação

Você sente às vezes contrações em sua barriga? Então talvez seu bebê esteja com soluços, o que acontece com frequência.

Sua barriga…

Você sente às vezes contrações em sua barriga? Então talvez seu bebê esteja com soluços, o que acontece com frequência. Entretanto, você também percebe quando seu bebê está especialmente ativo e quando faz pausas. Quando você estiver andando, é mais provável que ele fique calmo, pois os seus movimentos o embalam para o sono. Mas assim que você se sentar ou deitar, seu bebê dará cambalhotas no verdadeiro sentido da palavra.

Lentamente ele também ganha os primeiros forros de gordura, que fazem com que ele ganhe um doce rosto redondinho de criança.

E você…

Se você ainda se sente abatida e cansada, isto pode estar relacionado a falta de ferro, que causa problemas a muitas grávidas. Seu médico pode lhe passar uma receita de composto de ferro nesse caso, pois você não conseguirá cobrir sua necessidade maior de ferro apenas através da alimentação.

O volume de sua barriga aumenta rapidamente agora, o que também significa que os tecidos estão cada vez mais dilatados. Em algumas mulheres, isto causa estrias de dilatação, portanto o rompimento dos tecidos da derme, que brilham em vermelho-azulado e que aparecem principalmente na barriga, mas também, no peito, bacia, bumbum ou coxas. De forma predominante, são atingidas mulheres com um tecido conjuntivo fraco que esperam uma criança grande ou múltiplos. Após o parto, as estrias de gravidez diminuem novamente, mas permanecem linhas ou estrias pálidas. Com o tempo, porém, elas ficarão cada vez menos visíveis. Massageie sua barriga, o bumbum e as coxas regularmente com óleo de massagem ativante de circulação (pode ser adquirido na farmácia) e coma alimentos ricos em albumina, que contenham muita vitamina C (frutas frescas e verduras) e Provitamina A (queijos, ovos, cenouras, brócolis).

Lembrete

Quase tudo o que lhe faz bem também é permitido (pelo menos moderadamente) e assim você também não precisa renunciar ao sexo, caso esteja com vontade. Algumas mulheres sentem desejos e sensações tão intensas como nunca antes. Outras, ao contrário, se sentem cansadas, incomodadas e sem vontade no geral. Afinal, o fato de que agora vocês não estão mais completamente sozinhos durante o ato sexual e que na barriga da mãe cresce uma criança, pode gerar uma sensação estranha e inibidora. Não existe receita para lidar com todas essas experiências perturbadoras. Mas pode confiar que seu parceiro conseguirá lidar melhor com as suas sensações uma vez que você as contar à ele do que com o seu silêncio.

Leia também sobre a 21ª Semana de Gestação e 23ª Semana de Gestação.

manual-da-gravida-banner-laranja

Assuntos relacionados: Semana 22, Semana da Gravidez