Mudanças no ambiente familiar com a chegada do bebê

Mudanças no ambiente familiar com a chegada do bebêFinalmente, a nova vida para a qual vocês vêm se preparando nos últimos nove meses vai começar. Para poder embarcar nela com todo o coração, o melhor é procurar se planejar com antecedência para alguns aspectos práticos do dia a dia, deixando mais espaço para vivenciar essa nova emoção.

O marido

Deixar a mulher e a criança depois das horas intensas do parto para ir para casa não é fácil para a maioria dos homens. Caso os outros filhos ou eventualmente amigos o esperem em casa, a curta separação será aliviada. Talvez ele também possa pedir licença-paternidade para ficar com você, o bebê e os demais filhos.

Aconteceu comigo: “Depois que tive meu segundo filho por cesariana e meu marido estava impedido de me ajudar em casa nos primeiros tempos por sua atividade profissional, a ajuda de uma doméstica realmente foi uma bênção. Ela se ocupou amorosamente de mim e de meu filho de dois anos e cozinhava muito bem para nós.” [Roberta, 33 anos]

Os irmãos

Seus filhos mais velhos vivenciaram o período de gestação bem de perto. Também para eles o parto é um acontecimento especial, que está associado com sentimentos intensos e não habituais. Você deve fazer alguns preparativos em casa, para que seus outros filhos não se sintam sozinhos durante sua ausência e que sejam bem cuidados. Explique a eles por que vocês não estarão em casa durante alguns dias, mas que eles podem visitá-los. Diga-lhes também quem tomará conta deles durante esse tempo. Nesse caso, pode ser seus pais, sogros, amigos ou outros parentes próximos. É importante que as crianças conheçam bem essas pessoas, que tenham confiança nelas e se sintam bem com elas. No caso da ajuda de uma família estranha, vocês devem apresentar as crianças a seus filhos o mais cedo possível para criar confiança mútua. Que tal preparar um pequeno presente de boas-vindas para seus filhos no hospital como recompensa e animação?

Assuntos relacionados: 1 e 2 Semana, 3 e 4 Semana, 5 e 6 Semana, 7 e 8 semana, 9 e 10 semana, Ambiente Familiar, Família, Irmãos, Mãe e Filho, Pai e Filho, Pai e Mãe, Relação entre irmãos, Relacionamento