Realmente estou grávida!

A tão esperada notícia chegou!

Realmente estou grávida!Você está grávida, começa uma nova fase e, tenha certeza, ela provavelmente vai mudar toda sua vida mais do que qualquer coisa já o fez antes. Como mulher, essas transformações serão sentidas diariamente no lado físico.

Além disso, mãe e pai, como casal, terão de lidar com mudanças emocionais e se adaptar a algumas alterações na organização do dia a dia. Serão nove meses muito emocionantes...

O seu amor está prestes a dar frutos. Vocês se tornarão pais. “Você está esperando um filho!”

Os sentimentos que essa notícia desperta são absolutamente novos e muito mais fortes do que qualquer outro que possa ter sentido até então. Talvez você já planejasse ter um bebê há muito tempo e agora esteja curtindo a felicidade que é ter seu sonho realizado, mas também deve estar sentindo uma adrenalina pela surpresa dessa notícia. Provavelmente, depois do primeiro teste de gravidez, você fará outro, só para confirmar. De repente vai sentir vontade de comer um doce durante a tarde, coisa que até então nunca tinha feito. Prepare-se, pode ser que nesta fase você passe a querer fazer coisas que jamais fez antes, nem imaginava que faria. Várias vezes durante o dia você se pegará pensando nessa criaturazinha que está para chegar, acontece com a maioria dos futuros pais, como num sonho, o dia a dia fica envolvido em uma bruma de sonhos e indagações...

Nós vamos ser pais!

De repente você se pega olhando carrinhos de bebês de outros casais e acariciando sua barriga como se o milagre que está acontecendo lá dentro já fosse visível.

Espalhar a novidade

A sua vontade é de gritar para todos contando a novidade. Alguns casais fazem exatamente isso, visitam os amigos, espalham a notícia. Outros preferem esperar um tempo, contar primeiro para os mais próximos, para só mais tarde, conscientes do que está acontecendo, dizer para todo mundo. Mas é difícil manter esse segredo. Como explicar esse brilho especial nos seus olhos? De que forma disfarçar os primeiros cuidados que você já começa a tomar, por exemplo, evitando um brinde alcoólico numa reunião com amigos? Afinal, qual o momento ideal para contar para os parentes? Isso só vocês dois vão saber decidir.

Tantas emoções

Ao mesmo tempo em que essas decisões passam pela sua cabeça durante esse período, você vai ver surgirem de repente imagens intrigantes: como a de você presenciando o parto de seu próprio filho. Você se imagina deitada numa cama, com olheiras, após uma noite em claro. Esse tipo de pensamento povoa a cabeça de muitos pais, não se preocupe. O início de uma gravidez, por mais esperada que possa ter sido, significa um emaranhado de sentimentos para a maioria, o que para a mulher está muito ligado às alterações hormonais pelas quais seu corpo está passando. Com o tempo, tudo se resolverá. A informação é processada pelos pais e o nascimento da criança passa a fazer parte das decisões do dia a dia. A vida retomará seu curso natural e você poderá se concentrar novamente no aqui e agora – digamos que um aqui e agora bem mais intenso.

Muita curiosidade

Outra reação evidente em uma gravidez é que as perguntas passam a ser mais concretas, a curiosidade cada vez maior. Será uma menina ou um menino? Será que vou chorar no primeiro ultrassom ou ficarei aflita? O meu ginecologista me deixa segura ou é melhor procurar outro? E, afinal, quando é que minha barriga vai começar a crescer de verdade?

Para que seu filho tenha um bom desenvolvimento é indicado consumir ácido fólico, até mesmo antes de engravidar...

Você é única

Os parentes e amigos darão dicas, você vai ler muito a respeito da sua situação e se informará da melhor forma possível; ainda assim, uma coisa é certa: sua gravidez é diferente de todas as outras. Coloque isso na cabeça e decida por si mesma o que a satisfaz. Procure escutar seu corpo.

Assuntos relacionados: Segundo mês de gravidez, Semana 1, Semana 10, Semana 11, Semana 12, Semana 13, Semana 14, Semana 15, Semana 16, Semana 2, Semana 3, Semana 4, Semana 5, Semana 6, Semana 7, Semana 8, Semana 9, Visão mês a mês sobre a gestação