Prematuridade – Bebê Prematuro

Prematuros são os bebês que nascem antes das “37 semanas de gestação”

f39881dc499fdf88536d26f8132efdfa5795719b_primaryPrematuros são os bebês que nascem antes das 37 semanas de gestação completas. Até este marco, alguns órgãos e o sistema imunológico ainda não estão maduros para desempenhar suas funções com certo grau de autonomia.

Estes são alguns dos motivos pelos quais o bebê precisa ficar internado na Unidade Neonatal ou berçário de alto risco do hospital e receber ajuda de uma equipe multidisciplinar.

Para o bebê prematuro receber alta, ele precisa respirar sem a ajuda de aparelhos e pesar em torno de dois quilos. Nos primeiros dias após o nascimento os bebês perdem peso, mas recuperam após completar uma semana a dez dias.

A presença dos pais

Pode parecer que não, mas o bebê precisa muito de seus pais neste momento. Principalmente da mãe, pois esteve em seu ventre há poucos dias ou semanas. Quando o pequeno consegue respirar sem aparelhos, pode ficar em contato com a pele dos pais e de parentes. Este é o método canguru.

Segundo o livro Filhos: da gravidez aos dois anos de idade, no método canguru, o bebê mantém-se aquecido, dispensando o uso de incubadoras. Assim como fazem as mamães-canguru com seus filhotes, que nascem prematuros e terminam o desenvolvimento na bolsa que fica na barriga das mães.

A amamentação

A partir da 26ª semana de gestação, o trato digestivo do feto é semelhante ao do bebê nascido a termo, denominação para os que nascem depois das 37 semanas de gestação completas. Sendo assim, o prematuro pode ser amamentado e a mãe deve retirar o leite em forma de ordenha.

“Quanto antes o bebê prematuro receber o leite de sua mãe, mais rapidamente acontece o amadurecimento de suas funções digestivas”, explica o livro Filhos: da gravidez aos dois anos de idade.

Este é um momento frágil para a família. Então, mantenha-se confiante, acredite que poderá amamentar seu filho e que seu leite é muito rico e vai ajudá-lo no desenvolvimento. Visite seu filho todos os dias, converse com ele e o acaricie. Para seu conforto, não deixe de buscar amparo psicológico e participe de grupos formados por mães de recém-nascidos prematuros, seja pela internet ou na própria maternidade.

As causas

Muitas mães sentem-se responsáveis pelo nascimento prematuro de seus filhos. Elas estão enganadas, pois diversos fatores ocasionam este quadro. A gestação na adolescência, gestação de gêmeos e a gravidez tardia podem ser algumas das causas, mas não determinantes.

Conte sempre com a ajuda de seu médico para informar-se e sentir-se segura durante a gestação e se estiver acompanhando seu filho prematuro.

Informações importantes

  •  Peça para os parentes e amigos evitarem visitas na maternidade e nas primeiras semanas após a alta.
  •  Antes de entrar em contato com o bebê, lave as mãos.
  •  O transporte do recém-nascido prematuro em carros deve ser feito com muito cuidado. Informe-se sobre as cadeirinhas (bebê-conforto) e como posicioná-las no banco.
Assuntos relacionados: 1 e 2 Semana, 3 e 4 Semana, 5 e 6 Semana, 7 e 8 semana, 9 e 10 semana, Bebê, Prematuridade, Prematuro