Posições de parto e agentes analségicos

Existem diversas posições que podem proporcionar alívio à própria gestante.

708c91fa9585b73f23e386121de5ee653c66b343_primaryExistem diversas posições que podem proporcionar alívio à própria gestante. Não existe uma regra de qual é melhor e mais segura.

O ideal é conversar com seu médico sobre as vantagens e desvantagens de cada posição. Alguns cursos preparatórios de maternidades e hospitais também apresentam o assunto, tratado por especialistas.

Posições de Parto

O mais importante é que você ouça bem a seu corpo e se movimente durante o trabalho de parto, enquanto as contrações vão ficando lentamente mais intensas. Você sente a necessidade de andar para lá e para cá? Então o faça! Você também pode se apoiar em pé ao lado da cama, se balançar sobre uma bola e deixar seu marido massagear suas costas.

  • Movimentos circulares sobre uma bola de ginástica (fitball) provocam um relaxamento e uma massagem leve em sua área da bacia, aliviando a dor.
  •  Postura ereta auxilia o trabalho de parto para a mãe e a criança.
  •  Deitada de lado é uma posição apontada pelas mulheres como benéfica para processar as contrações e descansar entre elas durante o trabalho de parto.
  • Sentada com as costas apoiadas é uma postura que favorece a ação da gravidade quando a criança não desliza o suficiente até a passagem pelo canal do parto.
  •  De cócoras ou de joelhos e apoiada nos cotovelos é uma postura que permite à mulher girar bem a bacia durante o parto.

Agentes Analgésicos

Para aliviar a dor, que pode causar tensão e insegurança durante o parto, é possível o uso de agentes auxiliares para tal, além de métodos naturais como florais de Bach, acupuntura, homeopatia, até a anestesia peridural. Os tipos mais comuns de anestesia são:

  •  Analgésico, com redução da sensibilidade da paciente à dor.
  •  Anestesia local, que interrompe as vias dolorosas (paracervical, perineal, raquiana ou caudal).
  •  Anestesia peridural, que minimiza as dores do arco inferior da costela para baixo, mantendo a gestante em total consciência.
Assuntos relacionados: Analgésico, Anestesia, Anestesia Local, Anestesia Peridural, Nascimento, Parto, Posições de Parto, Semana 36, Semana 37, Semana 38, Semana 39, Semana 40