Parto com intervenção – Cesariana

Mesmo com o estilo de vida mais natural e a melhor preparação de uma mulher, às vezes o parto cesariano é a melhor opção.

Parto com intervenção - CesarianaMesmo com o estilo de vida mais natural e a melhor preparação de uma mulher e da família, às vezes o parto cesariano é uma opção conjunta do médico com a gestante, como alternativa para o seu bem-estar e o do seu bebê. Algumas vezes também a cesariana é a única salvação para a mãe e para o bebê.

Leia abaixo os diversos tipos de cesarianas:

Cesariana planejada

Podem existir diversos motivos para que uma cesariana seja planejada antecipadamente. Talvez você já não tenha conseguido parir naturalmente com seus primeiros filhos ou tenha receio das dores do parto.

Entretanto, também podem existir motivos médicos para planejar uma cesariana, por exemplo, quando a criança está mal posicionada ou a placenta cresceu por sobre o colo uterino e bloqueia a saída do bebê.

Não importa qual motivo você possa ter, deixe que seu médico explique exatamente a operação com antecedência, de forma que você possa se preparar mentalmente bem para a intervenção. Inclua também seu filho nos preparativos. Conte para ele o que acontecerá e fale frases como “nós vamos conseguir” em voz alta.

Seu filho sentirá sua voz de forma tranquilizadora e essa confirmação também poderá eliminar um pouco do seu próprio nervosismo.

Aconteceu comigo: “Eu havia desejado um parto natural na maternidade, mas ocorreu uma hemorragia e eu precisei ser levada às pressas para o hospital, sentindo as contrações na ambulância. Então fui submetida a uma cesariana com anestesia geral, o que me decepcionou profundamente. Porém, quando descobri que para mim e para meu filho foi realmente a salvação, consegui fazer as pazes com a situação.” [Carolina, 27 anos]

Cesariana após o início das contrações

Esse tipo de intervenção é realizada quando o bebê não avança ou ocorrem complicações inesperadas. Na maioria das vezes, a partir daí tudo se dá rapidamente. A necessidade da cesariana será discutida com você. A segurança da mãe e da criança está em primeiro lugar durante o tempo todo.

Cesariana de emergência

Uma cesariana de emergência é realizada quando o parto já está a todo vapor e subitamente ocorre algo inesperado. Isso pode acontecer, por exemplo, se o médico constatar a baixa oxigenação da criança ou uma hemorragia da mãe. Os médicos somente falam sobre uma cesariana de emergência quando for requerida ação instantânea. Tudo terá acontecido em poucos minutos e você terá seu filho nos braços.

Aconteceu comigo: “Apesar de ter entrado em trabalho de parto, sentir as contrações e ficar seis horas tentando o parto normal, meu médico acabou orientando a cesárea pois não tinha dilatação suficiente para o tamanho do meu bebê. Fiquei profundamente frustrada e, durante muito tempo, culpei o médico por não ter me orientado diretamente sobre a possibilidade da intervenção. Hoje compreendo que a falha também foi minha em não cogitar esse tipo de parto e me informar sobre essa possibilidade, ainda na gravidez.” [Alessandra, 36 anos]

Assuntos relacionados: Cesariana, Cesariana de Emergência, Cesariana Planejada, Contrações, Desenvolvimento, Dores, Gravidez, Parto, Parto Cesariano, Semana 36, Semana 37, Semana 38, Semana 39, Semana 40