Os Movimentos Fetais

Você nunca irá esquecer o dia em que seu bebê chutar pela primeira vez. É um marco na gestação.

Os Movimentos FetaisMuitas gestantes aguardam por este momento mágico: quando sentirão o primeiro movimento do bebê, que pode até ser considerado uma consagração, pois a mãe passa a perceber fisicamente que há um ser crescendo em sua barriga.

Também chamado popularmente de “chute”, os primeiros movimentos do bebê, quando sentidos, são maravilhosos. Antes disso o bebê já se mexe bastante. No período da sétima e oitava semana, o embrião já se vira e realiza movimentos involuntários.

Com o passar das semanas, os movimentos serão diferentes, como bocejo, soluço e movimentos dos olhos. As gestantes realmente sentirão o filhote na décima oitava semana. Então, fique tranquila, pois este dia chegará e depois dele, você vai até acostumar com tantas “cutucadas”!

Você não sentia as movimentações até então porque a quantidade de líquido amniótico é muito grande para perceber o pequeno embrião. Quando você passar a senti-lo, ele estará com cerca de então de 18 centímetros e 500 gramas.

Até lá, os movimentos podem ser confundidos com cólica, ronco no estômago ou gases. As gestantes obesas podem ter mais dificuldade de sentir o bebê.

Se o bebê passar algumas horas sem se mexer, fique atenta, passe as mãos na barriga para estimular o contato e, em caso de muitas horas sem perceber movimentos, procure seu médico.

Ao final da gestação, quando o bebê já está no posição para nascer, encaixado na bacia da mãe, ele se mexerá menos. O espaço que ele tem é bem menor de quando começou seu desenvolvimento.

Assuntos relacionados: Desenvolvimento da Gravidez, Gestação Mês a Mês, Gravidez, Semana 16, Semana 17, Semana 18, Semana 19, Semana 20, Semana 21, Semana 22, Semana 23, Semana 24, Semana 25, Semana 26, Semana 30, Semana 31, Semana 32, Semana 33, Semana 34, Semana 35