O Brincar e o Desenvolvimento

A partir do nascimento, os bebês passam por etapas de desenvolvimento.

O Brincar e o DesenvolvimentoA partir do nascimento, os bebês passam por etapas de desenvolvimento. O brincar está presente em grande parte destas etapas. Conversamos com a Doutora Míriam Ribeiro de Faria Silveira, membro do Departamento de Pediatria do Comportamento e do Desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Letsfamily:

Qual é a função do “brincar”?

Dra. Míriam:

O "brincar" tem uma função muito importante na vida das crianças. Além de distração e bem estar, o brincar tem um papel muito importante no desenvolvimento e aquisição de conhecimentos. Se uma criança não brinca, devemos ficar atentos, ela pode estar apresentando algum problema de saúde ou de desenvolvimento.

Letsfamily:

Por que as crianças gostam tanto de brincar com tampas de panelas, potes, caixa de sapatos, e outros utensílios domésticos em vez dos brinquedos de verdade?

Dra. Míriam:

As crianças, de uma maneira geral, gostam muito de brincar com objetos como tampas de panela, caixas e outros utensílios ao invés de seus brinquedos convencionais. Isto acontece porque existe uma criatividade natural em cada criança, elas são muito imaginativas e estes objetos possibilitam que ela transforme em sua mente aquele objeto em qualquer coisa que ela queira.

Letsfamily:

Qual é a função deste objetos? Apenas fazer barulho ou podem ser educativos?

Dra. Míriam:

Por exemplo, as tampas de panela são o representante de uma direção de um carro, ou um abanador, ou um espelho, ou qualquer outra coisa que ela quiser fantasiar. Em geral os brinquedos que já vem muito prontos a criança apenas observa eles funcionarem, nem sempre ela interage, comporta-se como um simples espectador.
Por mais cores e luzes que apresentem, ela logo se cansa e vai pegar outras coisas pra montarem ou encaixarem. Elas adoram colocar coisas dentro de caixas e depois retirarem, construir torres e derrubar, rasgar papéis, fazem isto várias vezes repetidas, isto é um aprendizado, ela está se desenvolvendo.

Letsfamily:

Estes utensílios podem substituir os brinquedos?

Dra. Míriam:

Desde que não comprometam a segurança, e de acordo com a idade de cada criança, podem sim substituir alguns brinquedos. Deve-se sempre prestar muita atenção em pontas agudas, qualidade e tipo do material para evitarmos que as crianças se machuquem e não brinquem com materiais tóxicos. Fora isto, podem sim brincar à vontade.

manual-do-bebe-2-banner-verde

Assuntos relacionados: 39 e 40 semana, 41 e 42 semana, 43 e 44 semana, 45 e 46 semana, 47 e 48 semana, 49 e 50 semana, 51 e 52 semana, Bebê, Brincadeiras, Desenvolvimento