O aprendizado e a comunicação do seu bebê

Passo a passo sobre o desenvolvimento psicológico do seu bebê

O aprendizado e a comunicação do seu bebêParalelamente ao desenvolvimento físico, vai também progredindo a capacidade de se comunicar, falar, brincar porque o desenvolvimento é global: tanto físico quanto psicológico.

Desenvolvimento do bebê do ponto de vista psicológico:

1 mês: vira-se para a mãe quando escuta sua voz. Sorri de forma isolada. Segue com o olhar os pontos luminosos e as cores mais vivas, desde que estejam dentro do seu campo visual.

2 meses: começa a sorrir quando alguém fala com ele; pronuncia sons semelhantes às consoantes. Surpreende-se com sons mais fortes.

3 meses: observa com atenção tudo que o rodeia; o seu quarto, as atividades das pessoas, as suas mãos. Responde aos sons quando falam com ele.

4 meses: abana os objetos para que façam barulho; manifesta abertamente o seu estado de espírito: alegria, tristeza, medo; ri abertamente; reconhece objetos de uso corrente, como a mamadeira.

5 meses: sabe diferenciar perfeitamente a voz das pessoas que falam com ele.

6 meses: exprime com clareza a sua aceitação ou recusa. Por exemplo: na hora de comer ou se vestir; balbucia para chamar a atenção das pessoas com quem pretende se comunicar.

7 meses: leva à boca todos os objetos que segura com as mãos; reclama a atenção dos familiares que identifica e os distingue perfeitamente das pessoas estranhas; toma consciência da existência de um mundo além da sua visão; pronuncia algumas sílabas por repetição.

8 meses: descobre o prazer de brincar com as pessoas, esconde-se atrás da almofada ou de uma cortina; fica muito próximo da mãe, pois a reconhece como sendo a fonte de segurança e proteção.

9 meses: consegue chamar atenção com seus gestos e as suas gracinhas; começa a sentir ciúme se não for atendido.

10 meses: sabe dar tchau com a mãozinha; reconhece os objetos do cotidiano quando dizem seu nome.

11 meses: a motricidade do bebê atinge um alto grau de desenvolvimento; puxa a toalha da mesa, e mexe em vários objetos ao mesmo tempo.

12 meses: consegue entender as intenções das pessoas pelo tom de voz que usam com ele; imita os outros nos gestos, nas ações. Fica zangado, muito bravo mesmo, quando sua vontade não é realizada. Pronuncia duas a três sílabas que, com variação de tom rendem inúmeros significados.

Esses aspectos do desenvolvimento psicológico não dependem apenas da capacidade da criança, mas também de outros fatores: genéticos, o ambiente em que vive, saúde etc.

É importante que os pais prestem atenção em todos os aspectos psicológicos, fortaleçam e desenvolvam as habilidades e aprendizagens da criança, com calma, sem imposições.

Assuntos relacionados: 1 e 2 Semana, 13 e 14 semana, 15 e 16 semana, 19 e 20 semana, 21 e 22 semana, 23 e 24 semana, 3 e 4 Semana, 39 e 40 semana, 41 e 42 semana, 43 e 44 semana, 45 e 46 semana, 47 e 48 semana, 49 e 50 semana, 5 e 6 Semana, 51 e 52 semana, 7 e 8 semana, Bebê, Desenvolvimento, Desenvolvimento do Bebê, Desenvolvimento Psicológico