Dicas para ter uma gravidez tranquila

"É preciso cuidar-se antes de engravidar."

Close up of a cute pregnant belly

A gravidez é um momento ideal para começar a se cuidar a sério, tanto em termos físicos como emocionais. Conversamos com especialistas e reunimos algumas informações para você.

A questão financeira

Diz o ditado que “filho vem com o pão debaixo do braço”, mas as despesas aumentam sim. Dependendo do estilo de vida, podem dobrar ou triplicar.

Vamos pensar nos investimentos em decoração, enxoval, carrinho e nos gastos fixos com plano de saúde, “babá e escolinha”, se for necessário. Essa conta vai longe.

Segundo o guia “Família e Dinheiro”, do Banco Itaú, na formação do casal, é interessante criar um fundo de reserva de emergência com acúmulo entre três e seis vezes os gastos da família. Com a chegada dos filhos, crie planos de previdência, se ainda não os tiver, e reforce as contribuições nestas poupanças.

Lembrando da saúde

É preciso cuidar-se antes de engravidar. Segundo Dr. James Coelho,

“recomenda-se a procura de um médico para as devidas orientações e para colocar os exames de rotina em dia”. Essa assistência pode ajudar no sucesso da gravidez, da concepção aos nove meses.

Os medicamentos no período também são assunto importante. Por exemplo, o “ácido fólico”que ajuda na prevenção de doenças no feto, como anencefalia. Para outros remédios, é preciso conversar com o médico,

“pois há situações nas quais a retirada da medicação pode ser prejudicial para a fertilidade, como o tratamento do hipotireoidismo”, explica o ginecologista.

Fazer exercícios, pode?

Sim, e deve. A combinação de alimentos saudáveis com práticas esportivas é essencial.

"Para quem já faz atividade física, recomenda-se manter a mesma até engravidar e depois adequar a intensidade e periodicidade”, esclarece o médico da Santa Casa de São Paulo.

Já as mamães que não se exercitam é bom começar e contar com acompanhamento de um profissional da área para evitar lesões. E, no caso de prática demasiada, também tem que tomar cuidado.

“O excesso de atividades físicas pode desencadear uma dificuldade para engravidar por resultar em ciclos não ovulatórios”.

O emocional

É importante colocar os sentimentos em ordem: o casal deve estar de acordo com a gravidez e desejando o melhor possível, durante o processo de engravidar a na gestação. O equilíbrio emocional faz bastante diferença.

“O estresse em excesso resulta no aumento do hormônio cortisol que resulta na dificuldade de ovular e consequentemente, dificuldade em engravidar”, afirma Dr. James.

Baixe nosso Manual da Grávida e tenha com você sempre que precisar essas e muitas outras informações essenciais para sua gestação! 

 

Assuntos relacionados: Gravidez, Primeiro Mês de Gravidez, Semana 1, Semana 2, Semana 3, Semana 4, Semana 5, Semana 6, Semana 7, Semana 8